Chá de semente de sucupira – Benefícios e propriedades

A sucupira, de nome científico Pterodon pubescens Benth, é uma árvore de médio porte, chegando…


A sucupira, de nome científico Pterodon pubescens Benth, é uma árvore de médio porte, chegando a alcançar de 8 a 16 metros de altura. O tronco retorcido possui casca lisa branco-amarelada e as raízes formam, às vezes, expansões de reserva, as batatas-de-sucupira. Com raízes profundas fincadas no solo, esta árvore ocorre no Cerrado e sua transição para a floresta semidecídua da Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás, Piauí e Mato Grosso do Sul.

Chá de semente de sucupira

Foto: Reprodução

Povos indígenas costumavam utilizar a planta através de chás ou beberagens, e, atualmente, o consumo do chá desta planta vem se popularizando a cada dia e estudos científicos já comprovaram os benefícios que o extrato de sucupira-branca proporciona à saúde. A planta possui propriedades medicinais que auxiliam no tratamento da artrose e do reumatismo aliviando as dores provocadas por estas doenças. As sementes de sucupira podem ser encontradas em lojas de produtos naturais.

As propriedades e os benefícios

Estudos apontam que o óleo das sementes de sucupira possui propriedades antibióticas, antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, tônica, estimulante, antirreumáticas e anticarcinogênicas. Segundo estudos publicados, a presença de flavonoides e de determinadas proteínas na composição da semente da sucupira apresenta efeitos positivos na redução de dor, principalmente em casos de artrite e reumatismo.


Além disso, esses estudos também apontam a presença de antioxidantes, que combatem os radicais livres, e a ação broncodilatadora da árvore. Investiga-se, ainda, a ação da semente de sucupira no tratamento de casos de doenças parasitárias, como a Doença de Chagas. O extrato da semente de sucupira é indicado para pessoas que sofrem com casos de dores ósseas, dentre os quais problemas de coluna (hérnias de disco), bicos de papagaio, artrites, reumatismo e dores das articulações em geral.

Receita do chá de semente de sucupira

Ingredientes:

  • 6 sementes de sucupira (Pterodon Pubescens Benth)
  • 1,5 l de água.

Modo de preparo:

Coloque a água no fogo para ferver e triture as sementes de sucupira. Após isso, junte-as à água em ebulição e deixe ferver por mais dois minutos. Apague o fogo, deixe amornar e coe. O chá pode ser bebido várias vezes durante o dia, como substituto da água.


Reportar erro