Cardápio fitness de café da manhã para a semana toda

O prato no início do dia tem que ser rico em carboidratos, gorduras saudáveis, proteínas e vitaminas, estes nutrientes possuem funções importantes


O café da manhã é a principal refeição do dia, tendo em vista que ela é responsável por proporcionar ao organismo energia suficiente para enfrentar as rotinas diárias.

Por esta razão, é necessário que o prato seja rico em carboidratos, gorduras saudáveis, proteínas e vitaminas, pois estes nutrientes possuem funções importantes no funcionamento do corpo e são essenciais para ativar o metabolismo.

Portanto, antes de conhecer refeições ricas nestes nutrientes, é importante saber como eles se comportam no organismo.

Cardápio fitness de café da manhã para a semana toda

Foto: depositphotos

Além disso, vale ressaltar que mesmo com as dicas, é essencial que o próprio consumidor conheça o seu corpo e saiba os limites dele. Em outras palavras, deve-se ingerir apenas a quantidade proporcional à sensação de fome de cada pessoa.

As funções de cada nutriente

Carboidratos

cardapio-fitness-de-cafe-da-manha-para-a-semana-toda pao

Foto: Pixabay

Responsáveis por propiciar energia ao corpo, são indispensáveis na primeira refeição do dia, pois ajudam o corpo a suportar o dia a dia. Podem ser encontrados em pães, bolos, cereais, frutas etc.

As opções integrais, no entanto, são mais saudáveis, pois contém mais fibras e por isso ajudam o sistema digestivo.

Gorduras

cardapio-fitness-de-cafe-da-manha-para-a-semana-toda leite

Foto: Pixabay


Existem dois tipos de gorduras, as insaturadas e as saturadas. No primeiro caso, trata das que são encontradas em alimentos de origem animal, como leite, ovo e derivados.

Já as saturadas estão presentes nos produtos vegetais, a exemplo das oleaginosas, abacate entre outros. Todos estes alimentos servem para ajudar o organismo na tarefa de absorção das vitaminas.

Proteínas

cardapio-fitness-de-cafe-da-manha-para-a-semana-toda ovo

Foto: Pixabay

Da mesma maneira que as gorduras, as proteínas também estão divididas em duas: vegetal e animal. No primeiro grupo estão as ervilhas, feijões, lentilhas, arroz etc.

Enquanto que no segundo estão as carnes, leite, ovos e derivados. Todas estas opções são necessárias ao corpo pois são capazes de promover saciedade e ainda equilibram as taxas de açúcar no sangue;

Vitaminas

cardapio-fitness-de-cafe-da-manha-para-a-semana-toda frutas

Foto: Pixabay

Existem muitas vitaminas e cada uma tem uma função específica no organismo, algumas delas são: vitamina A, excelente para visão; vitamina C, auxilia o sistema imunológico; vitamina B1, regula o sistema nervoso; vitamina D, previne a osteoporose; e vitamina K, responsável pela coagulação sanguínea.

A melhor fonte de vitaminas são as frutas em geral.

Variações de café da manhã

  • Opção 1: Uma porção de frutas + uma colher de chia + duas torradas + café ou chá sem açúcar;
  • Opção 2: Duas fatias de pão integral + uma fatia de queijo branco + um suco de fruta;
  • Opção 3: Duas torradas integrais + uma colher (de sopa) de geleia + café ou chá sem açúcar;
  • Opção 4: Uma tapioca de côco + café ou chá sem açúcar +  uma banana;
  • Opção 5: Uma fatia de pão integral + uma fatia de queijo light + um copo de suco vermelho (combine furtas vermelhas no preparo).

Reportar erro