Os benefícios e propriedades da quina

A quina (Cinchona calisaya) é uma planta da família das Rubiáceas, sendo também popularmente conhecida…


A quina (Cinchona calisaya) é uma planta da família das Rubiáceas, sendo também popularmente conhecida por diversos nomes, dentre os quais podemos citar: quina, quina-branca, quina-de-dom-diogo, quina-de-pernambuco, quina-do-pará, quina-do-piauí, quina-quina, quineira, chichona vermelha, casca peruana e casca dos jesuítas. As árvores da planta são nativas das áreas montanhosas e tropicais das Américas Central e do Sul e chegam a medir de 15 a 30 metros. As partes utilizadas da quina são as suas folhas e as cascas da raiz, dos ramos e do tronco. Há séculos, esta planta é usada para tratar males.

Os benefícios e propriedades da quina

Foto: Reprodução

Benefícios da quina

Composto por alcaloides, taninos, essências, princípios amargos e quinino, a quina possui propriedades febrífugas, antimaláricas, tonificante, adstringente e cicatrizante. As propriedades da planta estimulam as funções intestinais, gástricas e hepáticas.

Indicações

O chá de quina pode ser utilizado para tratar anemia, convalescênça, febres em geral, inflamações, além de casos de queda de cabelo.


As folhas da planta em infusão podem ser utilizadas em casos de problemas urinários; o sumo das folhas, em casos de prisão e dores de ventre; as folhas e casca em infusão para o tratamento de dor de dente, sarampo, malária, estimulante do apetite, fadiga geral, diarreia, disenteria, dor de garganta, prevenção de gripes e resfriados, palpitações do coração, funções cardíacas e hemorroidas; as cascas podem ser utilizadas em casos de convalescência; as folhas esfregadas contra o corpo podem tratar caso de sarna; as folhas e casca em infusão pode ser um adstringente para a garganta.

Modo de preparo do chá

Para preparar o chá de quina, acrescente duas colheres (sopa) em um litro de água. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição. Após esse tempo, retire do fogo e deixe descansar, tampado, por 10 minutos. Coe e está pronto para o consumo. É indicado tomar duas a três xícaras ao dia.

Contraindicações

O uso da quina é contraindicado para gestantes, nutrizes e crianças. Deve-se ter atenção à quantidade ingerida, pois doses elevadas podem provocar dores de cabeça, tontura, surdez e irritação gástrica.


Reportar erro