Benefícios do jenipapo para a saúde

O jenipapo é uma planta da família da rubiácea e é conhecida também como jenipapeiro,…


O jenipapo é uma planta da família da rubiácea e é conhecida também como jenipapeiro, jenipa, jenipapo-da-américa, jenipaba. Esse vegetal é nativo das Américas e, no Brasil, cresce do Sudeste ao Norte do país. Seu desenvolvimento se dá em solos profundos e drenados e a melhor época para semear essa planta é a primavera.

Essa espécie de vegetal é bastante recomendada para o combate à transtornos como afecção, amigdalite, anemia, asma, diarreia, doença venérea, enterite, faringite, hidropisia, sífilis, úlcera, vomitório. A colheita do jenipapeiro é feita das suas folhas, cascas e raízes durante a floração, além dos seus frutos.

Eficácia da planta

Dotado de propriedades como hepática, laxante, tônica e digestiva, o jenipapeiro possui benefícios em decorrência das suas vitaminas dos complexos B e C. Além disso, é uma planta rica em ferro, cálcio, água, hidratos de carbono e a cada 100 gramas, 90 calorias.

O jenipapeiro é um vegetal bastante recomendado para estimular o apetite e atua ainda como fortificante, além de auxiliar na digestão e sanar problemas do fígado, baço e combater a asma.

A ingestão do fruto dessa planta, que é ainda considerada afrodisíaca, também é capaz de curar transtornos como anemia, diarreia, amigdalite, faringite, doenças venéreas, úlcera, sífilis e vômitos. Além de ser indicado para promover uma melhor circulação sanguínea e evitar transtornos nos rins.

Benefícios do jenipapo para a saúde

Foto: Reprodução


Utilizações específicas

Raiz

Aplicada como purgante, a raiz do jenipapeiro é indicada para combater problemas como a catarata, a partir da utilização do líquido branco que pode ser extraído da raiz. O chá dessa parte da planta também é recomendado como purgativo.

Casaca

Dotada de tanino, a casca desse vegetal é empregada em curtumes, como forma de tratar couros. Entretanto, o revestimento dessa planta é também considerado um importante composto diurético no combate à úlceras, anemias, entre outras complicações.

Polpa

Com cheiro forte e bastante ácida, a polpa do jenipapo é bastante utilizada como sucos, doces, compotas, xaropes, bebida refrigerante e licor.

Suco

O suco do jenipapo, por sua vez, é eficaz no controle das plaquetas do sangue em pacientes que realizam tratamentos de quimioterapia/radioterapia.

Nesses casos, recomenda-se tomar dois copos do líquido por dia (suco deve ser passado no liquidificador e em seguida coado). Vale ressaltar ainda que o suco do jenipapo é considerado um excelente componente diurético e bastante recomendado no combate a transtornos no estômago.


Reportar erro