Banhos de assento – Para que servem e receitas

O banho de assento é um procedimento bastante antigo e eficiente, fornece condicionamento preventivo e…


O banho de assento é um procedimento bastante antigo e eficiente, fornece condicionamento preventivo e terapêutico para vários problemas de saúde, servindo para tratar ou complementar o tratamento de doenças que afetam a região íntima das mulheres ou dos homens.

Banhos de assento – Para que servem e receitas

Foto: Reprodução

Para que servem os banhos de assento?

Os banhos de assento atuam sobre a circulação sanguínea e o metabolismo, favorecendo o regulamento da temperatura corporal; alivia sintomas de dor, trata hemorroidas, pode ser utilizado após procedimentos cirúrgicos, como a episiotomia; coceira vaginal, ardência ou corrimentos; cistite e infecção urinária, herpes genital e outros problemas de saúde.


Como fazer o banho de assento?

O banho de assento é muito fácil de fazer e pode ser feito na banheira ou em uma bacia grande. Para um bom banho de assento, é recomendado colocar os ingredientes necessários dentro da banheira ou bacia devidamente limpa com álcool e permanecer sentado(a) dentro desta bacia durante alguns minutos, em uma quantidade de água morna suficiente para cobrir a área afetada.

O banho de assento é aplicado na região pélvica, parte das coxas e baixo ventre. Dependendo daquilo que se pretende tratar, o banho de assento pode ser quente, frio ou alternado (quente e frio). Confira a seguir algumas receitas de banhos de assento, dependendo do problema de saúde a ser tratado.

Receitas de banhos de assento

  • Para coceira vaginal, ardência ou corrimentos – Coloque 1 litro de água morna e 5 gotas de óleo essencial de melaleuca numa bacia e sente-se dentro desta por cerca de 20 a 30 minutos. Depois, se possível com a mesma água, faça uma lavagem vaginal. Pode-se, ainda, adicionar 1 gota do óleo de melaleuca no absorvente interno e utilizá-lo durante 1 hora.
  • Para infecções de ovários, testículos, útero, bexiga, vagina, pênis e prisão de ventre – É feito o banho de assento frio, com água fria a cerca de 10ºC. Deve ser um banho rápido, de não mais de 5 minutos e o enxágue deve ser imediato. Este tratamento deve ser feito pela manhã e ao deitar, durante 30 dias.
  • Para herpes genital – Coloque 1 litro de água morna em uma bacia e adicione uma colher de sopa de sal. Misture bem e sente-se na bacia durante 15 minutos, de duas a três vezes ao dia.
  • Cistite e infecção urinária – Numa bacia, coloque três litros de água morna e duas colheres de sopa de vinagre de maçã. Misture bem e sente-se nela por 20 ou 30 minutos.

Reportar erro