Aprenda a combater a azia com um bom xarope caseiro!

A azia é uma queimação que vem desde a boca do estômago até o esôfago,…


A azia é uma queimação que vem desde a boca do estômago até o esôfago, causando muito desconforto. Ela costuma surgir quando se exagera na refeição, ou após alguma alimentação mais gordurosa, por causa da presença de ácido no esôfago, o que causa a queimação. A azia normalmente é causada por alimentos gordurosos, picantes ou condimentados, então, alimentos como as frituras, os ácidos, pimentas, chocoalte, refrigerantes e bebidas alcoólicas, devem ser evitados sempre que possível por quem sofre com esse problema.

Aprenda a combater a azia com um bom xarope caseiro!

Queimação, mau-estar… | Imagem: Reprodução

Quem tem azia de modo constante, deve procurar um médico para uma avaliação, pois o problema pode ter origem em alguma doença que cause esse refluxo e a queimação.

O que fazer para acabar com a azia?

Algumas vezes, a mudança de hábitos é suficiente para acabar com o problema, já que a azia pode ser ocasionada pela soma de alguns fatores e maus costumes no dia a dia, que podem incluir:


Portanto, importante é avaliar o que se faz que possa estar ocasionando o efeito incômodo e mudar esses hábitos! De modo geral, atividades físicas, alimentação balanceada e redução do consumo alcoólico e de tabaco, que contribuem demais para o refluxo e queimação, ajudam muito a combater a azia.

Depois de mudar os hábitos, ainda há mais a se fazer para combater a azia, a uva, por exemplo, é uma aliada nessa luta para combater a queimação! Desde os tempos antigos, sem conhecimento sobre os poderes e benefícios da fruta, já era costume beber um copo de vinho após as refeições para ajudar na digestão. Como o álcool pode piorar a situação, é possível reduzir o teor alcoólico do vinho e aproveitar os benefícios digestivos da bebida em um xarope.

Veja a receita do xarope para combater a azia

INGREDIENTES:

  • 1/2kg de uvas;
  • 4 cravos da índia;
  • 1 pau de canela;
  • 1kg de açúcar mascavo;
  • 1 l de água;
  • 1 garrafa de vinho.

PREPARO:

Ferver as uvas em água, depois esmague e coe. Misture esse concentrado ao açúcar, o cravo, a canela e o vinho. Leve a mistura ao fogo e deixe cozinhar. Beba uma colher de sopa desse xarope três vezes ao dia.

– O xarope tem álcool e, por isso, não deve ser usado por pessoas com problemas de alcoolismo ou fígado, nem diabetes, já que também tem grande quantidade de açúcar.


Reportar erro