Pata de vaca – Benefícios e propriedades

Uma das principais funções da pata de vaca é ajudar no tratamento de pessoas com diabetes

A pata de vaca é uma planta medicinal que tem seus benefícios e propriedades usadas há centenas de anos pela população indígena e ribeirinha, a fim de tratar inúmeros sintomas e doenças.

A planta também pode ser conhecida como mão de vaca, pata de boi e unha de boi, bauínia, capa bode, casco de burro, casco de vaca, ceroula de homem, miriró, mororó, pata de veado, pé de boi, unha de boi de espinho e unha de veado.

Ela é cientificamente chamada de Bauhinia forficata e pode ter suas folhas encontradas tanto na natureza, como em lojas de produtos naturais e até mesmo em farmácias de manipulação.

Benefícios e propriedades da pata de vaca

A pata de vaca previne a anemia e trata doenças, como a gota

Essa planta é conhecida como “insulina natural” pois ajuda a tratar diabetes (Foto: depositphotos)

Uso medicinal

A planta tem propriedades diuréticas, analgésicas, hipoglicemiante, depurativa, previne e trata anemia, problemas renais e urinários e reduz a concentração de colesterol.

A pata de vaca ainda é capaz de tratar problemas na vesícula, fígado, baço e estômago, diarreia, doenças cardíacas, prisão de ventre, hemofilia, gota, hipertensão arterial e cálculos na bexiga.

Pata de vaca para diabetes

Conhecida na medicina alternativa como “insulina vegetal“, uma das principais funções da pata de vaca é ajudar no tratamento de pessoas com diabetes.

A planta tem capacidade de reduzir níveis de açúcar do sangue e aumentar a interação da insulina com as células, o que estimula a degradação da glicose, evitando que ela fique circulando no sangue por muito tempo.

As folhas da pata de vaca também têm propriedades capazes de diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol total, algo que beneficia diretamente no tratamento da diabetes mellitus tipo II.

Veja também: Diabetes: mitos e verdades sobre a doença que afeta milhões

Alguns sintomas da diabetes, como o aumento do volume urinários, distúrbios renais e outros problemas do trato urinário, podem ser controlados com o consumo da planta.

Pata de vaca emagrece?

Devido aos efeitos hipoglicemiante e diurético da pata de vaca é possível usar a planta como auxílio para perder peso. Mas para esse efeito, a ingestão do chá deve ser acompanhada por um nutricionista, combinada com uma dieta leve e a prática diária de exercícios físicos.

O uso popular da pata de vaca

Para usufruir dos benefícios e propriedades da pata de vaca são usadas as folhas, flores, cascas e caule da planta.

A decocção da casca do tronco e ramos da pata de vaca tem uma ação expectorante. A infusão das flores da planta tem propriedades purgativas.o chá das folhas é um excelente diurético natural e hipoglicemiante.

É preciso ter uma atenção especial no uso da raiz da planta, pois ela é considerada venenosa. Entretanto, se usada na dosagem certa, ela tem uma potente ação vermífuga.

Como potencializar o uso medicinal

Para deixar os efeitos medicinais da pata de vaca ainda mais potentes, indica-se que as folhas da planta sejam colhidas antes da floração e que sejam secas à luz do sol.

Veja também: Este suco natural pode controlar e prevenir diabetes. Confira

Como preparar chá de pata de vaca

Ingredientes

  • 2 folhas de pata de vaca;
  • 400 ml de água.

Modo de preparo

Lave bem as folhas da planta e depois pique-as. Coloque-as em um recipiente junto com a água e em seguida leve ao fogo. Quando o líquido atingir a fervura, aguarda aproximadamente cinco minutos e desligue o fogo. Deixe o recipiente abafado até o chá amornar. Em seguida, coe e consuma a bebida. O indicado é consumir duas xícaras por dia.

Banho com folhas de pata de vaca

O banho feito com a erva ferve como um excelente cicatrizante, especialmente em pacientes que possuem diabetes e têm maior dificuldade na cicatrização.

Para isso, prepare uma quantidade maior do chá (a cada 200 ml de água será usada duas folhas da planta) e use a solução na hora do banho. O tratamento pode ser feito diariamente até que a ferida se feche.

O chá de pata de vaca não deve ser consumido por mulheres que estão em processo de amamentação ou gestantes

A planta leva essa nome devido a semelhança da sua folha com a pata bovina (Foto: depositphotos)

Contraindicação e efeitos colaterais

O chá de pata de vaca não deve ser consumido por mulheres que estão em processo de amamentação ou gestantes. Pacientes que estão enfrentando crises de excesso de glicose no sangue também devem evitar o consumo da pata de vaca.

É preciso ter moderação na hora de utilizar a planta medicinal. O uso em excesso do chá de folhas de pata de vaca pode ocasionar efeitos adversos.

O consumo sem moderação da planta também pode provocar crises de diarreia pastosa e aumentar o número de evacuações em indivíduos que possuem intestinos com tendências à diarreia. Pacientes com distúrbios da coagulação sanguínea só devem consumir o chá de planta acompanhados por especialista.

Por ter algumas substâncias, a planta pode gerar reações tóxicas ou  interferir no efeito de alguns medicamentos, especialmente drogas antidiabéticas.

Para evitar o risco do descontrole da medicação, pacientes com diabetes devem consultar um endocrinologista antes de iniciar um tratamento com a erva medicinal.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.