Verbasco – Benefícios e propriedades

O verbasco, de nome científico Verbascum phlomoides, é uma planta com propriedades medicinais, também popularmente…


O verbasco, de nome científico Verbascum phlomoides, é uma planta com propriedades medicinais, também popularmente conhecida por vários outros nomes, tais como: verbasco-flomoide, barbasco, barbasco-do-brasil, barrasco, calça-de-velho, carro-santo, cezarinha, vassoura, vassourinha, verbasco-brasileiro, verbasco-do-brasil, dentre outros.A planta pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e, ainda, em algumas feiras livres.

Verbasco – Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Propriedades medicinais do verbasco

  • Ação expectorante;
  • Diurética;
  • Emoliente;
  • Antiespasmódica;
  • Antibacteriana;
  • Sedativa.

Benefícios e indicações de uso

Devido às suas propriedades, o verbasco é útil no tratamento de problemas respiratórios, tais como bronquites, tosses, catarros crônicos e asma. Além disso, também auxilia em casos de hemorroidas, diarreia, prisão de ventre, infecções da bexiga, artrite, próstata, dor de dente, alergias, febre e problemas cardíacos.

As propriedades antiespasmódicas da planta ajudam a tratar as cólicas menstruais ou dores de estômago associados ao desconforto gástrico. Pelo seu efeito sedativo, também é útil no tratamento da insônia e ansiedade.

Segundo descobertas feitas através de estudos, o óleo de flor de verbasco pode funcionar como um remédio natural contra as infecções de ouvido.


Em meados do século XVI, o verbasco foi usado no tratamento de tuberculose na Europa e, no século XIX, um experimento descobriu que a planta melhorou os sintomas de seis de sete pacientes com tuberculose que estavam no hospital St. Vicent, em Dublin, Irlanda. No entanto, mais estudos nessa área são necessários.

Como usar o verbasco?

Além do preparo de seu chá, a planta pode ser utilizada em banhos de assento para tratar hemorroidas ou problemas de próstata; em escalda-pés para o tratamento de inchaços nas pernas e problemas de má circulação periférica. As partes utilizadas da planta incluem as suas pétalas e estames.

Modo de preparo do chá

Para preparar o chá de verbasco, basta colocar duas colheres de chá de flores de verbasco em uma panela com uma xícara de água fervente. Apague o fogo imediatamente e deixe em infusão por cerca de 10 minutos e, em seguida, coe. Beba três xícaras do chá ao dia.

Lembre-se de consultar um médico antes de utilizar qualquer medicamento, ainda que natural!


Reportar erro