Trigo bulgur: conheça os benefícios desse grão para o organismo

Este grão possui betaína, um antioxidante poderoso capaz de prevenir até 20% das inflamações que acometem artérias e articulações


Componente facilmente encontrado nas cozinhas turcas, trigo bulgur é um substituto saudável para o trigo, principalmente nos preparos de pães.

Também utilizado para elaborar outras receitas, este grão atua de forma benéfica quando introduzido ao organismo. Com ação anti-inflamatória, digestiva, fortalecedora óssea e metabólica, este tipo de trigo integral ainda consegue ser um ótimo energético para o corpo.

Antes de aprender como utilizar este ingrediente nos preparos, provar de seu sabor e aproveitar ao máximo as propriedades deste grão, é importante conhecer os benefícios que ele proporciona ao organismo. Este tipo de conhecimento é o primeiro passo para desfrutar da maneira certa de uma alimentação saudável e rica em nutrientes.

Trigo bulgur: conheça os benefícios desse grão para o organismo

Foto: depositphotos

Benefícios do trigo bulgur para à saúde

Um dos grandes destaques deste grão é o baixo teor de gorduras. Assim, quando este aspecto une-se com o riqueza de fibras existentes neste ingrediente pode-se dizer que ele se torna um ótimo aliado das funções metabológica e digestiva do organismo.


Estes benefícios são evidenciados ao passo que, após o consumo constante e equilibrado deste trigo, o indivíduo consegue promover uma regularidade intestinal e com a ajuda das fibras facilitar o processo de fabricação de ácido butírico, substância que serve de alimento para o intestino grosso.

Além destes efeitos benéficos,  o trigo bulgur ainda age como protetor da estrutura óssea, uma vez que o ingrediente é composto por magnésio, mineral importante no desenvolvimento de ossos fortes e saudáveis. Este mesmo elemento é capaz de ajudar o corpo em outros aspectos, como no relaxamento do tecido muscular e do sistema nervoso.

Todas estas propriedades benéficas ainda podem ser somadas à ação anti-inflamatória que este grão possui, a qual tem atuação favorável no sistema cardiovascular. Dentro da estrutura do trigo é possível encontrar uma substância chamada de betaína, um antioxidante poderoso capaz de prevenir até 20% das inflamações que acometem artérias e articulações. Por consequência desta ação, o ingrediente também protege os consumidores contra o colesterol.

Como utilizar este grão em receitas?

O grão pode ser usado no preparo de pão ou em saladas. Na primeira receita, o cozinheiro pode substituir  75 g de farinha comum pela mesma proporção de trigo bulgur hidratado. Já quando o ingrediente vai compor saladas, é preciso que ele esteja cozinhado e seja acrescido de lentilha, tomate, cebolinha, cominho, rabanete, coentro e hortelã. O ideal é finalizar com azeite e o sumo de um limão-taiti.


Reportar erro