Trate o diabetes tomando o chá pata-de-vaca

O chá de pata-de-vaca atua no controle dos níveis de glicose do sangue. Saiba como a planta pode ser útil no tratamento do diabetes


O diabetes é uma doença metabólica de origem múltipla, caracterizada pela falta de insulina ou pela incapacidade de este hormônio hipoglicemiante exercer a sua função da maneira adequada, o que acarreta no aumento da glicose (açúcar) no sangue.

De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, realizado em 2012, o diabetes supera o número de óbitos em acidentes de trânsito no Brasil.

O chá de pata-de-vaca (bauhinia fortificata) pode ser utilizado como um remédio natural para auxiliar no combate a esta enfermidade, pois a planta atua no controle dos níveis de glicose do sangue. Devido aos benefícios que pode proporcionar aos diabéticos, a pata-de-vaca é conhecida como “insulina vegetal”.

Imagem de aferição de nível de glicose em idosa

Foto: Despositphotos

Benefícios do chá de pata-de-vaca para tratar o diabetes

A pata-de-vaca é uma planta medicinal nativa do sul do Brasil, sendo também encontrada em países como a Argentina, Paraguai e Uruguai. É formada por substâncias como os alcaloides e, além de reduzir a taxa de açúcar no sangue, também diminui os triglicerídeos, colesterol total e o colesterol “ruim”.

Devido às suas propriedades, o chá de pata-de-vaca é um grande aliado no controle do diabetes, uma vez que ajuda a controlar os níveis de glicose do sangue. Além disso, esta bebida também é um excelente diurético, proporcionando benefícios aos rins e sistema urinário, e auxiliando no tratamento da poliúria, cistite, pedras nos rins e outros problemas renais. O kaempferitrin é uma substância presente na pata-de-vaca que contém propriedades diuréticas e antioxidantes, podendo auxiliar no reparo de danos às células renais.


A pata-de-vaca também apresenta propriedades anti-inflamatórias, que atuam na proteção das paredes dos vasos sanguíneos. Esta planta ainda pode ser utilizada no tratamento de cálculos na bexiga ou rins, hemofilia, obesidade e doenças do coração.

Como preparar o chá de pata-de-vaca?

Ingredientes

– 1 colher de sopa da planta;
– 250 ml de água.

Modo de preparo

Ferva a água e, quando ela estiver suficientemente quente, adicione a planta. Abafe o recipiente pelo período de 10 minutos e depois coe. É necessário consultar um médico para que o profissional indique a quantidade de chá que pode ser ingerida.

Contraindicações e efeitos colaterais

O chá de pata-de-vaca é contraindicado para gestantes, mulheres em fase de amamentação, pacientes com crises de hiperglicemia e doenças crônicas.

Esta planta pode potencializar os efeitos de medicamentos antidiabético, portanto, os indivíduos que sofrem com diabetes devem consultar um profissional da saúde antes de iniciar o uso do chá de pata-de-vaca.

Lembre-se que um especialista sempre deve ser consultado e que esta planta apenas pode ser utilizada como um complemento do tratamento indicado por seu médico.


Reportar erro