Remédios naturais para quem quer engordar

Querer engordar pode parecer um desejo estranho, principalmente em uma época em que a obesidade…


Querer engordar pode parecer um desejo estranho, principalmente em uma época em que a obesidade se transformou num problema de saúde geral, ou para aquelas pessoas que vivem fazendo algum tipo de dieta para emagrecimento. No entanto, existem pessoas que são saudáveis, comem bem e mesmo assim não ganham sequer um grama, o que caracteriza a chamada “magreza constitucional”. Elas querem ou precisam engordar, ganhar mais curvas ou músculos, mas não conseguem alcançar o seu objetivo.

Dificuldade para engordar

Você já deve ter ouvido a expressão “magro de ruim”, fazendo referência àquela pessoa que come muito bem e não engorda de jeito nenhum. Por que isso acontece? Ainda não se sabe o que determina a magreza constitucional, porém uma das teorias a respeito atribui este fato à ação das proteínas desacopladoras.

Durante o processo metabólico, os alimentos podem ser armazenados sob a forma de músculo, gordura etc., ou podem ser dissipados sob a forma de energia e calor. De acordo com algumas pesquisas, a quantidade das proteínas desacopladoras que dissipam calor (impedindo que o alimento fique armazenado) é maior nos magros do que nos obesos. Por este motivo, eles comem bastante e não engordam.

O primeiro passo é diferenciar magreza de emagrecimento: se a pessoa sempre foi magra e saudável, a magreza é constitucional; se ela vem perdendo quilos em pouco tempo sem ter mudado radicalmente os hábitos alimentares, pode ser que tenha algum distúrbio hormonal, como, por exemplo, o hipertireoidismo.

Remédios naturais para quem quer engordar

Foto: Reprodução

Como engordar naturalmente?

Existem alguns remédios para engordar à venda no mercado, porém eles só devem ser usados sob orientação médica, aliada a uma dieta recomendada por um nutricionista e a prática de exercícios físicos, como a musculação.

Confira a seguir alguns remédios naturais para quem quer engordar:

Alimentação saudável

Querer engordar não pode ser uma desculpa para ingerir alimentos prejudiciais ao organismo.


Para quem quer engordar, é recomendado aumentar o consumo de alimentos ricos em carboidratos, como o arroz ou massa; ricos em proteínas, como atum e ovo; e gorduras insaturadas, como frutos secos.

É importante comer alimentos saudáveis de 2 em 2 horas e evitar o consumo de alimentos ricos em gordura, como cachorro quente, pizza, refrigerante e batata frita, pois eles aumentam o colesterol.

Para ganhar peso, o indivíduo deve consumir mais calorias, porém estas devem ser nutritivas. As amêndoas são recomendadas, podendo ser acrescentadas ao cereal ou vitaminas; o mel pode ser adicionado a todos os alimentos que precisem ser adoçados.

Para quem quer engordar de maneira saudável, outra dica é preparar uma sopa com grão de bico, feijão, ervilha e lentilha. Tome uma (ou duas) conchinha desta sopa antes do almoço e do jantar.

Azeite

Outra recomendação de remédio natural para engordar é acrescentar uma colher de chá de azeite aos pratos de comida e saladas.

Exercícios físicos

Praticar exercícios físicos regularmente, tais como musculação, caminhada e andar de bicicleta, também é importante para quem deseja aumentar o peso. Os exercícios são recomendados porque o aumento da massa muscular interfere no peso.

Leite em pó

Se o indivíduo não tiver nenhum problema com leite, pode utilizar o leite em pó como suplemento, acrescentando ao café com leite, vitaminas etc.


Reportar erro