Receitinhas caseira ensinam como hidratar o cabelo com mel

Com o ingrediente podem ser feitas máscaras de hidratação, recuperação dos fios e brilho. Isso só é possível graças aos sais minerais e vitaminas


O cuidado com a aparência e hidratação dos cabelos é uma preocupação de 10 entre 10 mulheres. Para isso, muitas recorrem a uma infinidade de produtos e técnicas oferecidas pelo mercado. Porém, o uso dos produtos naturais também podem fazer toda a diferença.

Nesse sentido, muitas ainda têm dúvida em relação a forma de usá-lo e qual o produto mais indicado para cada tipo de cabelo. Outro bom motivo para recorrer aos produtos naturais vem da possibilidade de trazer diversos efeitos colaterais para a saúde e também para o bolso.

Entre todas as possibilidades, o mel aparece como “o pulo do gato” para essas mulheres que querem desfrutar desses recursos. Através do mel, podem ser feitas máscaras de hidratação, recuperação dos fios e brilho. Lembrando que esse ingrediente vem sendo usado ao longo de muitos anos.

Receitinhas caseira ensinam como hidratar o cabelo com mel

Foto: depositphotos

Benefícios do mel para os cabelos

O uso do mel para a saúde do cabelo vem a partir da sua própria composição. Ele contém açúcares simples, que ajudam a limpar e a hidratar os fios, além de ser composto por água, sais minerais e vitaminas dos complexos B, C, D e E. Ele também possui um alto teor de antioxidantes.

Por conter alta concentração de água, o mel ajuda a manter a umidade do cabelo, por isso ele é considerado uma substância umectante. Esse efeito acaba evitando a queda dos fios e o fortalecimento dos mesmos. Outra vantagem em usar a substância é o estímulo do crescimento.


O mel também dispõe ainda de qualidades antibacterianas e anti-sépticas. A vantagem disso para os cabelos é proteger contra infecções e psoríase no couro cabeludo, mantendo-o limpo e livre de bactérias, caspa e coceira na cabeça.

Receitas para o cabelo

Na hora de usar o mel, é importante que você analise o estado e o tipo do cabelo antes de executar qualquer hidratação capilar. Isso vai garantir a você a proporção certa para tratar e cuidar dos fios. Depois de conhecer um pouco sobre os benefícios em utilizar o mel para manter a saúde do cabelo, chegou a hora de conhecer as receitas.

Antes de recorrer a qualquer uma das receitas a seguir, é importante seguir alguns passos: lavar o cabelo com o shampoo de preferência e água em temperatura ambiente; se o seu couro cabeludo for muito oleoso, esfregue-o bem e para os secos, esfregue suavemente para estimular a produção de óleo para os fios.

Máscara de mel para os cabelos oleosos

Para preparar a receita, use um recipiente plástico. Acrescente quatro colheres de sopa de mel e suco de um limão. Feito isso, misture bem e depois aplique no couro cabeludo, massageando em movimentos circulares com a ponta dos dedos. Na sequência, estenda a aplicação por todo o comprimento do cabelo. Deixe agir por meia hora. Para finalizar basta lavar com shampoo.

Máscara de mel para o cabelo áspero e sem brilho

Para preparar essa receita, você vai precisar de quatro de quatro colheres de mel e a mesma quantidade de rum. Aplique a mistura sobre os cabelos ainda úmidos, depois envolva todo o cabelo com uma touca plástica por cerca de trinta minutos. Para finalizar, lave o cabelo e aplique um condicionador à sua preferência.

Máscara de mel para cabelos secos

Nesse caso, você vai precisar de quatro colheres de sopa de mel e duas gemas de ovos. Use uma tigela plástica para misturar os ingredientes. Coloque primeiro as gemas, depois, aos poucos, as colheres de mel. Mexa até obter uma consistência cremosa, depois é só aplicar nos cabelos úmidos. Deixe agir por 20 minutos e lave com shampoo e condicionador.


Reportar erro