Raiz-forte: do sabor picante a inúmeros benefícios para a saúde

A raiz-forte é rica em nutrientes e propriedades, à exemplo das ações antibiótica, antibacteriana, diurética, descongestionante e desintoxicante


Muito conhecida e apreciada na culinária japonesa, a raiz-forte é usada não só para acompanhar diversos pratos na região, mas também como ingrediente essencial para a manutenção de uma vida saudável e equilibrada. Já por possuir óleos essenciais com efeitos medicinais, a raiz é da mesma forma uma fonte rica de nutrientes e propriedades, o que lhe atribui ações como antibiótica, antibacteriana, diurética, descongestionante, desintoxicante e anti-inflamatória.

O wasabi, apesar de ser chamado de raiz-forte japonesa, não se constitui uma espécie verdadeira, mas sim uma raiz com propriedades semelhantes a dessa que este artigo trata. Porém, é uma opção tão saudável quanto a original. Entenda agora as reais funções da raiz-forte e saiba como usá-la aproveitando todos os seus benefícios.

Atuação da raiz-forte na saúde do corpo

A raiz pode ser usada para diversos fins quando o assunto é saúde humana. Uma dessas utilizações benéficas está ligada aos poderes antibiótico e inseticida que esse alimento possui. Pesquisas e testes feitos em laboratórios já provaram que ela é capaz de combater diversas bactérias causadoras de infecções, como a listeria, E. coli e o staphylococcus.  Esses elementos são encontrados em carnes cruas, alimentos ou água contaminados. Existe também uma substância na raiz chamada de alil-isotiocianato, bastante eficaz no tratamento e eliminação de vermes intestinais.

Raiz-forte: do sabor picante a inúmeros benefícios para a saúde

Foto: Pixabay

Outro grande benefício desse alimento é a capacidade de desintoxicar o organismo, auxiliando o processo de digestão de alimentos e melhorando a circulação do sangue por todo o corpo. Além disso, consegue através da transpiração provocada pelo seu consumo, baixar a febre de pacientes nesse estado.


Infecções urinárias e sinusites também não se desenvolvem com o consumo da raiz-forte. Ela consegue trabalhar em prol da eliminação do líquido retido, elimina a possibilidade de surgir infecções no trato urinário e de cálculos renais. Além disso, pode estimular a fluidez do muco, abre e limpa os seios da face e acaba de vez com os primeiros sinais dos resfriados, tosses e gripes.

Formas de aproveitar os benefícios ao máximo

Primeiramente, é preciso saber escolher no momento da compra. Opte por aquelas mais pesadas e de aparência fresca, isso porque as características leve e seca são sinais de que a raiz perdeu a seiva e o sabor marcante. A melhor forma de consumir é fresca e crua, rale e imediatamente coma, pois assim ela não perde a potência. Evite também cozinhá-la.

As folhas da raiz-forte também são benéficas e responsáveis por auxiliar a digestão. Use-as ainda jovens e as consuma de forma crua em saladas. Já as velhas podem ser cozinhadas como se faz com o couve.

Receitas com a raiz-forte

Com duas colheres de sopa de raiz-forte ralada, uma colher de sopa de vinagre de maçã e 75 ml de água fervente você pode fazer um xarope excelente para a rouquidão. Junte todos os ingredientes em um recipiente e tampe-o. Deixe em infusão por uma hora e depois coe. Se preferir, pode adicionar 300 ml de mel para adocicar. O ideal é tomar uma colher de sopa a cada hora.

Outra maneira de consumir a raiz-forte é misturada a outros alimentos. Rale-a na hora e acrescente na maionese, creme de leite fresco com gotas de limão, requeijão com ervas frescas e temperos ou no iogurte. E assim você consegue aproveitar todos os benefícios desse poderoso alimento.


Reportar erro