Picada de mosquito? Trate com remédios naturais

Aprenda a fazer um remédio caseiro para as picadas de mosquitos aliviando os seus sintomas.


Com as chuvas de inverno é comum a ocorrência de água parada e, muitas vezes, fora do controle das pessoas – que devem prevenir isso sempre. Em decorrência disso, cria-se um ambiente favorável ao aparecimento dos mosquitos. A picada desses insetos, em especial os conhecidos como muriçocas e pernilongos, coça e incomoda bastante, além de apresentar risco à saúde.

Todavia, depois que o problema ocorre resta apenas tratar, e a boa notícia é que existe um remédio caseiro que vai amenizar os sintomas e sarar a feridinha mais rapidamente. Confira a seguir a receita de um óleo natural para a picada de mosquitos:

Óleo de camomila, cravo e amêndoas

Você vai precisar de:

  • Uma colher de sobremesa de camomila
  • 50 ml de óleo de amêndoas doces
  • 10 cravos-da-índia

Modo de preparo:

Escolha um recipiente com tampa e misture os ingredientes. Guarde a mistura tampada em um local limpo e seco, deixando descansar por algumas horas. Para usar basta embebedar um pedaço de algodão com o óleo e passar na ferida, fazendo uma pequena massagem. Essa mistura ajuda a amenizar a coceira causada pela picada do mosquito graças às propriedades calmantes do óleo de amêndoas doces e da camomila. Já os cravos-da-índia têm efeito desinfetante e bactericida.


Picada de mosquito? Trate com remédios naturais

Foto: Pixabay

Prevenir ainda é o melhor remédio

Os mosquitos são sempre indesejados, isso porque além de serem inconvenientes, podem trazer doenças que podem ser bem perigosas, como a dengue, a febre amarela, a febre do Nilo, a leishmaniose e várias outras. Portanto é de suma importância prevenir o surgimento dos mosquitos.

Como o Aedes aegypti necessita de água parada e limpa para a reprodução, evite deixar que água seja acumulada por causa da chuva, mantenha os potinhos que aparam água das plantas com areia para que o líquido seja absorvido, limpe sempre piscinas e tenha peixes nos laguinhos decorativos. Se tiver grandes recipientes para reserva de água e não puder colocar remédios anti-mosquitos, mantenha este sempre fechado.

Repelentes

Além da prevenção, os repelentes também são importantes. Em casa algumas plantas têm capacidade de manter os mosquitos longe, elas são a citronela, a lavanda, o alecrim, o manjericão e o eucalipto. Os óleos essenciais dessas plantas também podem ser borrifados na casa para afastar os mosquitos, além de dar um aroma especial aos ambientes.  O óleo de eucalipto misturado ao de amêndoas pode ser usado como um repelente para usar na pele. Para fazer, misture 50 ml do óleo de amêndoas a 10 gotas do de eucalipto.


Reportar erro