Os 10 alimentos que comemos que mais têm agrotóxico

A quantidade de agrotóxicos nos alimentos pode não estar dentro dos níveis aceitáveis para manter a boa saúde. Veja os 10 alimentos que tem mais agrotóxico


Sabe-se que os agrotóxicos são utilizados na plantação de frutas e de verduras, a fim de controlar doenças e aumentar a produtividade, protegendo os alimentos da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. No entanto, a quantidade dessas substâncias químicas não está dentro dos níveis aceitáveis para manter a nossa boa saúde.

Agrotóxicos em níveis inaceitáveis

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), quase um terço dos vegetais mais consumidos pela população brasileira contêm resíduos de agrotóxicos em níveis fora dos padrões regulamentados para não prejudicar a saúde.

Ingerir alimentos com excesso de agrotóxicos durante muito tempo pode afetar gravemente a saúde, causando problemas neurológicos, câncer e malformação fetal.

Estudos realizados recentemente apontam a relação da exposição a essas substâncias químicas com doenças do sistema nervoso.

Os 10 alimentos que comemos que mais têm agrotóxico

Foto: Reprodução/ internet


No ano de 2010, uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Pediatria, com 1.100 crianças, verificou que 119 tinham transtorno de déficit de atenção e possuíam resíduo de uma molécula usada em agrotóxicos na urina.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, 31% das amostras coletadas no estado de São Paulo, no ano de 2014, apresentavam agrotóxicos proibidos ou em quantidades inadequadas.

Os 10 alimentos que tem mais agrotóxico

Confira a seguir os 10 alimentos que mais possuem amostras inadequadas de agrotóxicos, de acordo com a Anvisa:

1º) Pimentão – O pimentão aparece em primeiro lugar no ranking. Ao todo, 90% das amostras deste alimento foram consideradas inadequadas para consumo, em termos de quantidade e tipo de substâncias químicas presentes;
2º) Morango – 63,4% das amostras desta fruta foram consideradas insatisfatórias para o nosso consumo;
3º) Pepino – Em terceiro lugar no ranking aparece o pepino, com 57,4% das amostras consideradas inadequadas;
4º) Alface – A alface aparece com 54,2% de suas amostras consideradas insatisfatórias para consumo;
5º) Cenoura – Em 5º lugar no ranking de alimentos com amostras inadequadas para consumo, aparece a cenoura com 49,6%;
6º) Abacaxi – 32,8% das amostras desta fruta foram consideradas impróprias para consumo;
7º) Beterraba – A beterraba aparece em 7º lugar no ranking, com 32,6% de suas amostras consideradas insatisfatórias;
8º) Couve – 31,9% das amostras deste alimento foram consideradas impróprias para consumo;
9º) Mamão – Em penúltimo lugar no ranking dos 10 alimentos que comemos que apresentam mais agrotóxico aparece o mamão, com 30,4% de suas amostras consideradas insatisfatórias;
10º) Tomate – Em 10º lugar do ranking aparece o tomate, com 16,3% das amostras consideradas inadequadas para consumo.


Reportar erro