Nogueira – veja os benefícios e propriedades desta planta

Por João Silva

Planta Nogueira

Planta Nogueira | Imagem: Reprodução

A nogueira é uma árvore popular por sua utilidade medicinal, vinda da Eurásia, sua fama da-se ao fato que várias partes da planta podem ser usadas para tratamentos comuns. De casca acinzentada e folhas longas e verde-claras, essa árvore pode chegar a 25 metros de altura.

Seu uso já era citado na Roma antiga, onde os habitantes das cidades acreditavam que o fruto da planta, a amêndoa, por ter o formato de cérebro humano, era eficaz no combate a males da cabeça. Outras culturas falam que eles assemelhavam o formato do fruto ao cérebro do Deus Júpiter, que na cultura Grega se refere a Zeus. Sua composição é principalmente benéfica devido à quantidade de taninos, inosita, juglona, jugladina, minerais resinosos e pécticos.

As diferentes partes dela podem ser utilizadas

Casca:

  • Antifúngico
  • Adstringente
  • Detergente
  • Laxante
  • Purgante

Folhas e Fruto:

– Antiinflamatórias.

Todas as partes da plantam podem ser utilizadas na substituição de anti-sépticos, suas folhas ainda possuem um óleo aromático, e o seu chá auxilia na redução de glicose presente na urina, sendo bastante utilizada no tratamento de portadores de diabetes, como um ótimo banho para limpeza íntima das mulheres, repelente de insetos e cicatrizante de feridas e erupções cutâneas.

Seu uso ainda trata de males como doenças uterinas, sistema urinário, inflamações dos ovários, anemia, anginas, artritismo, dermatose, diabete, diarreia, fraqueza orgânica, gota, hemorroidas, icterícia, impureza do sangue, mal do Pott, mau-hálito, pele ressecada, reumatismo e transpiração.

Os frutos, conhecidos como nozes, são bem agrestes e com mesocarpo de sabor adstringente, endocarpo lenhoso, bivalve e dividido em quatro lojas com semente comestível. São bastante utilizados na culinária, assados ou em conservas. São ricos em ácidos gordurosos essenciais, o famoso ‘’colesterol bom’’, vitamina C que combate os radicais livres e manganês. Deve ser evitado por pessoas com estômago sensível a tanino, pois esses compostos possuem o nível ácido alto, podendo também causar mal-estar e crises de vômito.

Uso

É possível ainda fazer algumas receitas utilizando a nogueira como ingredientes principal, basta ferver 3 colheres de café das folhas secas. Deve ser consumido 2 a 3 xícaras ao dia.