Erva de santa maria e suas propriedades

Por Redação

Propriedades da Erva de Santa Maria

Imagem da planta | Imagem: Reprodução

A erva de santa maria (chenopodium ambrosioides), ou mentruz, também tem outros diversos nomes populares, como: mastruz, mastruço, ambrósia, matruz, anserina, menstruz, mentraz, chá-do-méxico, quenopódio e erva-formigueira.

Um dos usos mais populares dessa erva em nosso país é como vermífugo, sendo a planta comum à diversas fórmulas de vermífugos, pois contém em sua composição o ascaridol. Para esse fim, costumam fazer uma infusão na proporção de 10 gramas da planta para cada litro de água, tomando-a aos goles, durante o dia e associando-a ao óleo de rícino, tomando uma colher do óleo após o tratamento com o chá.

A erva de santa maria é também usada para tratamento de tuberculose, sendo a indicação para esses casos de 1 colher de sumo da planta em jejum.

Outras indicações da Erva de Santa Maria

Acabe com as pulgas usando esta erva

Acabe com as pulgas usando esta erva | Imagem: Reprodução

  • Angina, doenças respiratórias, como a asma; eliminar gases; tratar úlceras; cãibras; má circulação; contusões, hemorragia interna, hemorroidas, cicatrização, fungos, digestiva, diurética, emenagoga, laringite, sedativa, emoliente, estimulante respiratória, picadas de insetos, micoses, entre outros.
  • A erva também é usada para combater parasitas, como: piolho, pulga e percevejo; traças, lagartas, etc.

Precauções

É preciso cuidado com a dosagem ingerida, pois em altas doses é extremamente tóxica e pode até causar a morte, a planta também é considerada abortiva, não sendo indicada à gestantes, nem à crianças com menos de dois anos de idade. O uso interno deve ter orientação médica.

Alguns testes em animais mostraram atividades carcinogênicas da planta, sendo que as sementes podem causar tumores no estômago, além de produzir lesões hepáticas em suínos.

O ascaridol em doses elevadas pode causar cefalgia, taquicardia e parada cardíaca que pode até levar à morte. Os efeitos colaterais incluem vômito, irritação dos rins, náuseas, convulsões e até o coma.

O óleo essencial dessa planta pode causar, desde náuseas até depressão do sistema nervoso, transtornos visuais e problemas cardíacos e respiratórios.