Dong Quai – Benefícios e propriedades

A Dong Quai é uma planta que nasce espontaneamente na China e no Japão. A…


A Dong Quai é uma planta que nasce espontaneamente na China e no Japão. A Angélica Chinesa, como também é conhecida, floresce entre os meses de agosto e setembro e é conhecida como o “remédio das mulheres”. A planta pode atingir até um metro de altura e pode ser encontrada para comprar em lojas de produtos naturais, alguns mercados e farmácias de manipulação.

Dong Quai – Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades da planta

Essa planta tem se tornado muito popular devido aos seus benefícios, principalmente para as mulheres, pois ajuda a amenizar os sintomas da menopausa e da TPM, além de normalizar o ciclo menstrual. Pode ser usada ainda para tratar problemas como artrite, ejaculação precoce, anemia, hipertensão, cirrose, prisão de ventre, enxaqueca, hemorragia uterina, dores abdominais após o parto, reumatismo, úlcera, entre outros.

Suas propriedades envolvem sua ação como analgésico, antibiótico, antirreumático, antiasmático, anti-inflamatório, antibiótico, antianêmico, laxante, estimulante uterino, tônico respiratório e cardíaco.

Alguns estudos afirmam ainda que possui propriedades vasodilatadoras e fortalecedoras da função hepática e que auxilia no tratamento de amenorreia, sintomas alérgicos e atuar como estimulante dos seios.


Como consumir?

O Dong Quai pode ser usado para preparar uma infusão. Para isso, use 30 g da raiz para 3 xícaras de água. Em um recipiente, coloque a raiz e reserve. Em outro, aqueça a água até alcançar fervura e, em seguida, despeje por cima da raiz. Tampe e deixe repousar por 30 minutos, coando e consumindo em seguida.

Outra forma de consumo é misturando o extrato da planta aos alimentos, usando entre 15 g e 30 g 6 vezes ao dia. Pode ser usada ainda em decocções ou outras formas preparadas farmacêuticas, como o Four Thigs Soup, que é o tônico feminino mais usado na China, onde a planta também é conhecida como ginseng feminino.

Contraindicações e efeitos colaterais

O consumo de Dong Quai é contraindicado para crianças, mulheres gestantes ou que estejam amamentando, ou ainda aquelas que possuem fluxo menstrual excessivo.

Quando consumido em doses muito altas, o Dong Quai pode causar dores de cabeça, sensibilidade à luz – que poderá causar erupções cutâneas e inflamações da pele –, além de diarreia. O consumo deve sempre ser feito com orientação médica, pois a planta pode ter interações medicamentosas.

ATENÇÃO: A planta, quando ingerida, pode aumentar o nível de açúcar no sangue e na urina e, portanto, mulheres que possuem tendência para desenvolver o diabetes não devem consumi-la.


Reportar erro