Conheça a espelta e seus benefícios para a sua saúde

Este grão é conhecido por seu alto teor de proteínas, pela capacidade hidrossolúvel e por ser um alimento de fácil digestão


Espelta é um tipo de grão que pode substituir o trigo com eficácia. Possui um sabor adocicado e pode ser consumido de três maneiras, através do grão, broto ou farinha.

No Brasil, este grão ainda é pouco disseminado, mas vem ganhando espaço considerável nos pratos, tendo em vista que é muito mais nutricional que o trigo convencional e possui diversas propriedades benéficas para o organismo humano.

Propriedades e benefícios deste grão

Esta variedade do trigo convencional é rica em fibras e vitaminas do complexo de B. Além disso, é possível perceber a presença de diversos minerais como cobre, magnésio, fósforo e, principalmente, ferro. É também conhecida por seu alto teor de proteínas, pela capacidade hidrossolúvel e por ser um alimento de fácil digestão.

Conheça a espelta e seus benefícios para a sua saúde

Foto: depositphotos

Frente a estas composições, é possível dizer que a espelta consegue acelerar o metabolismo do organismo e desta maneira reduzir o colesterol ruim do sangue, também chamado de LDL.


Todos estes benefícios, até então mencionados, são proporcionados pela presença de fibras no grão. Esta propriedades também é válida para o indivíduo que deseja regularizar a glicemia no fluxo sanguíneo.

Outro grande efeito saudável da espelta é o reforço ao sistema imunológico. Levando em consideração que este grão é rico em vitamina B3, substância também chamada de niacina, ele possui ação antibacteriana, fortalecendo o corpo contra possíveis doenças.

Espelta também é indicada para os indivíduos que possuem problemas de circulação e os que apresentam dificuldades nas glândulas suprarrenais. Além disso, por possuir pouca quantidade de glúten, o grão é de mais fácil digestão.

Maneiras de utilizar a espelta

A espelta pode ser consumida de três maneiras, como grão, ao ser adicionado à sopas; farinha, que pode substituir a farinha de trigo em qualquer receita; ou em forma de broto, pois ao serem cozidos podem acompanhar saladas feitas com legumes ou ervas frescas. Frente a isso, vale ressaltar os benefícios de maior destaque em cada opção:

  • Grão: Excelente fonte de vitamina do complexo de B e é a opção mais rica em proteína;
  • Broto: Esta é a forma ideal para consumir, tendo em vista que a germinação é capaz de destruir amidos resistentes em açúcares. Desta forma, facilita a digestão;
  • Farinha: Opção que contém menos glúten, se comparada à farinha de trigo. Por esta característica é uma alternativa para pessoas que são intolerantes à esta substância.

Reportar erro