Chás para reumatismo

O termo reumatismo caracteriza um conjunto de aproximadamente 200 enfermidades que atingem os músculos, ossos,…


O termo reumatismo caracteriza um conjunto de aproximadamente 200 enfermidades que atingem os músculos, ossos, tendões e articulações. O surgimento do reumatismo está relacionado ao acúmulo de ácido úrico na corrente sanguínea, gerando sintomas como calafrios, febre, dor local e deformidades. Existem alguns chás que podem auxiliar no tratamento do reumatismo, aliviando as dores e demais sintomas.

Chás para reumatismo

Foto: Reprodução

Chás para aliviar as dores reumáticas

Chá de manjerona

Devido à presença do óleo essencial e dos taninos em sua composição, o chá de manjerona é um excelente remédio natural para ajudar no tratamento do reumatismo nos ossos.

Ingredientes:

– 1 colher de chá de manjerona;
– 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Coloque a manjerona em uma xícara e cubra com água fervente. Espere esfriar, coe e beba a seguir. A posologia é de uma xícara deste chá a cada 6 horas.

Chá de cavalinha, dente-de-leão e chapéu-de-couro

Ingredientes:


– 3 colheres de sopa das folhas de cavalinha, dente-de-leão e chapéu-de-couro;
– 1 litro de água.

Modo de preparo:

Esquente um litro de água até que comece a formar bolhas, desligue o fogo e acrescente as folhas das ervas. Deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos, coe e beba. A indicação de ingestão é de 3 xícaras deste chá ao dia.

Chá de semente de sucupira

Ingredientes:

– 12 sementes de sucupira;
– 3 litros de água.

Modo de preparo:

Soque as sementes de sucupira em um pilão até que a resina interna das sementes esteja à mostra. Após isso, ferva a água e acrescente as sementes macetadas por aproximadamente 1 minuto e meio e então desligue o fogo. Tampe o recipiente e aguarde esfriar. A posologia é de cerca de 1 litro e meio deste chá durante o dia.

Outras dicas

É importante ressaltar que não basta apenas tomar os chás, é necessário investir em outras formas de tratamento para reumatismo e ter atenção com a alimentação. Alimentar-se de forma saudável é fundamental para prevenir o reumatismo e para desintoxicar o corpo. Uma dieta depurativa, diurética, com a ingestão de alimentos crus e ricos em vitamina B, é o recomendado, além de tomar bastante água. Outro bom remédio caseiro para reumatismo nos ossos é o cataplasma de argila com cebola ralada. Para prepará-lo, basta ralar 1 cebola e colocar 3 colheres de argila em um recipiente, acrescentando um pouco de água para que a mistura se torne homogênea. Aplique na região dolorida 2 vezes ao dia.


Reportar erro