Chá de arruda – Para que serve?

Por Redação

Chá de arruda - Para que serve?

Imagem da planta | Imagem: Reprodução

A arruda é um arbusto cercado de misticismo, conhecida como uma planta capaz de afugentar mau-olhado e que também serve para benzimentos, costuma ser utilizada por benzedeiras em suas rezas e em vasos perto das portas de entrada das casas, para cuidar da proteção energética do local.

Para que serve?

Se funciona no quesito “proteção”, não se sabe, mas a arruda tem muitas aplicações em diversas receitas de tratamentos caseiros, sendo bastante utilizada em casos de menstruações difíceis, atrasos menstruais, etc. Tendo um efeito bastante efetivo para provocar a menstruação. Consequentemente, em casos de gravidez, é um risco muito grande, pois, estimula a contração das fibras musculares do útero, causando forte hemorragia e até a morte! Portanto, se for utilizá-la para forçar a vinda da menstruação, é melhor se certificar de não estar grávida antes!

O chá da arruda também funciona como potente calmante e, além disso, tem indicação de uso externo, preparado bem forte, para matar piolhos. Também é usado externamente para lavar feridas, sendo usadas as folhas frescas e “machucadas” sobre feridas para ajudar na cicatrização.

Veja outras indicações e propriedades da arruda

Propriedades medicinais: adstringente, analgésica, antiasmática, antiespasmódica, antiinflamatória, anti-hemorrágica, antiepilética, anti-histérica, antinevrálgica, antitetânica, aromática, carminativa, calmante…

Trata: olhos cansados e inflamações nos olhos, onicomicose, insônia, pneumonia, prisão de ventre, parasitas (piolhos), feridas, sarna, varizes, vermes, etc.

  • INFUSÃO: De 2g a 3g de folhas secas por litro de água fervente. Beber duas xícaras ao dia.
  • MACERAÇÃO: 1 colher de café de folhas em 1 xícara de café de água quente, deixar por 5 minutos tampada e beber 3 vezes ao dia.
  • TINTURA: colocar 1 copo de folhas em 1 litro de álcool e deixar por uma semana. Para tratamento de sarna.
  • INFUSÃO DE 20g de folhas frescas em um litro de água quente. Para piolhos e sarna.