As propriedades e os benefícios do chá de agrimônia

Pertencente à família Rosaceae, a planta, conhecida também por eupatória, erva-dos-gregos e erva-hepática, é utilizada na cura de várias doenças


A sabedoria popular e a medicina alternativa andam de mãos dadas, sobretudo quando o assunto em questão está relacionado à saúde humana. Conhecida como fonte da cura de várias doenças, a agrimônia é uma dessas ervas que cumprem bem esse papel.

Pertencente à família Rosaceae, a planta é conhecida também como eupatória, erva-dos-gregos e erva-hepática. Ela é bastante utilizada na medicina chinesa entre as mulheres, para conter o fluxo menstrual excessivo. Já na medicina européia, seu uso está relacionado ao tratamento de feridas.

Porém, suas propriedades vão muito além dessas duas citadas. Por ser composta por substâncias como os polissacarídeos, flavonóides, ferro e vitaminas B e K, ela é indicada para resolver muitos problemas de saúde.

As propriedades e os benefícios do chá de agrimônia

Foto: reprodução/site wikimedia

 

Propriedades da agrimônia

A agrimônia têm efeito adstringente, analgésica, antidiarreica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antivirótica, ansiolítica, calmante, cicatrizante, colagoga, colerética, depurativa, diurética, emenagoga, hemostática local, hiper-tensora, hipoglicêmica, relaxante, tônica, vermífuga e vulnerária.


Benefícios para a saúde

Entre os benefícios que o consumo regular do chá de agrimônia pode trazer para a saúde, estão: curar abscessos; amigdalite; anginas, asma bronquial, bronquite, cálculo renal; catarros bronquiais e intestinais. Além do mais seu uso também está relacionado ao tratamento de cistite; cólicas; conjuntivite, dermatite pruriginosa, diarreia e doenças do sangue.

No que diz respeito às pessoas que falam muito e desenvolvem dores da garganta, rouquidão e faringites crônicas, o chá de agrimônia é indicado.

O consumo da erva também combate feridas de difícil cicatrização, gota; gastrite; hiperglicemia; hipotensão arterial; indigestão; inflamação dos olhos; dores musculares; parasitas intestinais, sangramento pós-cirurgias dentária; sardas; tuberculose pulmonar; úlceras, varizes, virose e parasitas intestinais.

Como preparar o chá de agrimônia

  • 20 gramas de folhas de agrimônia;
  • Um litro de água.

Para preparar o chá, basta colocar a água para ferver em uma panela. Assim que levantar fervura, coloque as folhas de agrimônia e deixe ferver por cerca de três minutos, depois, desligue o fogo e deixe descansar por mais 10 minutos. O chá deve ser consumido em até três xícaras por dia (manhã, tarde e pouco antes de dormir).

Para aproveitar todos os efeitos do chá de agrimônia, ele deve ser consumido, preferencialmente, após alguma refeição.


Reportar erro