Aromaterapia ajuda a emagrecer

As pessoas que desejam emagrecer sempre estão em busca de algum método que possa ajudar…


As pessoas que desejam emagrecer sempre estão em busca de algum método que possa ajudar na concretização deste objetivo. A medicina alternativa vem conquistando bastantes adeptos no nosso país, por apresentarem todos os benefícios já comprovados à nossa saúde e mais: alguns tratamentos alcançaram o universo das dietas. Neste contexto, a aromaterapia chama a atenção, pois é uma técnica capaz de agir diretamente no nosso organismo e ajudar no processo de emagrecimento, já que certos aromas ajudam no combate à ansiedade e ao nervosismo que levam o indivíduo a “atacar a geladeira”, trazendo de volta o equilíbrio.

Aromaterapia ajuda a emagrecer

Foto: Reprodução

No que consiste a aromaterapia?

A aromaterapia (aroma = cheiro agradável; terapia = tratamento) é uma técnica terapêutica antiga que, como o próprio nome já indica, utiliza os óleos essenciais da planta, sendo aplicada de diversas formas (como massagens, banhos, inalações, dentre outras) que auxiliam na cura dos sintomas e das causas e melhoram a saúde mental, emocional e física.


Como a aromaterapia auxilia no emagrecimento?

Existem duas maneiras da Aromaterapia ajudar no processo de emagrecimento, a saber:

  • Os vapores dos óleos essenciais extraídos de folhas, flores ou raízes de plantas medicinais são inalados para que haja um equilíbrio do sistema nervoso. Eles agem no sistema límbico, equilibrando e balanceando as emoções e diminuindo a ansiedade. Consequentemente, a pessoa consegue controlar melhor o impulso de comer.
  • A outra maneira é a utilização da aromaterapia em forma de massagem: os óleos essenciais entram em contato com a pele e, ao penetrarem no organismo, aumentam o metabolismo, eliminando toxinas. Além disso, a massagem possui a capacidade de fazer uma lipólise (quebra das moléculas de gordura que se encontram acumuladas em algumas partes do corpo).

Contraindicações

Esta terapia possui algumas restrições: o óleo de alecrim (auxilia nos edemas e age como diurético), por exemplo, não deve ser usado por indivíduos que apresentem tendência à hipertensão, porque o alecrim é indicado para acelerar o metabolismo e aumentar a pressão arterial. O mesmo acontece com o óleo de tomilho.

Qual é o valor do tratamento?

Os óleos essenciais podem ser comprados em algumas farmácias de manipulação e em lojas de produtos naturais e, geralmente, o seu custo é bem baixo. Nas massagens feitas por profissionais, o seu uso não deve exceder 08 gotas de todos os óleos utilizados no tratamento. Para o tratamento de emagrecimento, o custo médio de uma sessão é cerca de R$ 60,00.


Reportar erro