Remédios caseiros para tratar mononucleose

Também conhecida como a doença do beijo ou ainda como febre glandular, a mononucleose é…


Também conhecida como a doença do beijo ou ainda como febre glandular, a mononucleose é uma doença causada pelo vírus de Epstein-Barr. Transmitida por meio da inalação de gotículas de saliva de uma pessoa infectada liberada por meio da tosse ou do espirro, ou ainda pelo beijo ou compartilhamento de utensílios de alguém doente, a doença tem um período longo de incubação, ou seja, a pessoa com o vírus pode demorar entre 30 e 45 dias para apresentar os sintomas.

Remédios caseiros para tratar mononucleose

Foto: Reprodução

Sintomas

Febre – acima dos 38,5°C – com duração de até 10 dias, dores de garganta, gânglios inchados na nuca, pescoço ou atrás das orelhas, inflamação no baço, dores de cabeça, dores musculares, cansaço, falta de apetite, entre outros.

Dicas

Recomenda-se que ao saber que está com a doença, o paciente repouse na cama durante a febre ou ainda de acordo com a intensidade dos sintomas. O ideal é consumir bastante líquido, comer muita proteína e pouca gordura e evitar praticar esportes violentos – uma vez que o baço fica inchado, oferecendo riscos de ruptura do baço ou seu deslocamento. Nunca trate uma criança com infecções virais com aspirina, pois isso pode causar a Síndrome de Reye que pode trazer diversas complicações neurológicas.

Procure sempre um médico no aparecimento dos sintomas, pois os medicamentos naturais nunca deverão substituir uma consulta médica e as orientações dadas pelo profissional.


Remédios caseiros

Equinácea

  • 1 colher de chá das folhas de equinácea
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de chá de folhas de maracujá picadas

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Quando ferver, desligue e adicione as folhas, deixando repousar tampado por 15 minutos. Em seguida, coe e consuma duas vezes ao dia

Sal

  • 1 colher de chá de sal
  • 1 copo de água morna

Coloque o sal na água morna e mexa. Coloque na boca um gole grande e gargareje bastante sem engolir o líquido.

Flores de sabugueiro

  • 1 colher de sopa de flores de sabugueiro
  • 1 copo de água

Esquente a água e jogue por cima das flores de sabugueiro. Tampe e deixe amornar. Em seguida, consuma.

Milefólio

  • 1 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de milefólio

Coloque os dois ingredientes em um recipiente e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, deixe mais cinco minutos e então desligue. Tampe e deixe amornar. A dose indicada é de um copo por dia.


Reportar erro