Remédios caseiros para aliviar os sintomas da artrite

Conheça mais sobre a artrite e aprenda truques caseiros que podem aliviar os sintomas e até prevenir a doença


A artrite é uma inflamação nas articulações causada por vários fatores sejam genéticos, ambientais, orgânicos ou ocupacionais.

Ela gera dores, dificuldades no movimento e até deformidades. Seu tratamento é feito com medicamentos, exercícios físicos e fisioterapia, porém, dependendo do caso, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.

No entanto, para aliviar os sintomas e desconfortos causados pela doença, algumas remédios caseiros podem ser eficientes.

Sintomas da artrite

-Dor e inchaço nas articulações;
-Dificuldade em iniciar e realizar movimentos no local afetado;
-Vermelhidão e aumento na temperatura na região afetada;
-Rigidez matinal no membro afetado (Pode durar de 15 minutos a 2 horas).

Remédios caseiros para aliviar os sintomas da artrite

Foto: depositphotos

Os sintomas podem surgir em pessoas de todas as idades, até mesmo em crianças, mas é muito mais comum entre mulheres, obesos e pessoas maiores de 40 anos. Também é comum que mais de uma articulação seja afetada ao mesmo tempo.

Tipos mais comuns de artrite

-Artrite degenerativa ou osteoartrite: É o tipo mais comum de artrite. É uma doença crônica que degenera a cartilagem da articulação e causa hipertrofia nos ossos. As articulações que mais sofrem com esse mal são as do joelho, articulações coxofemorais e a coluna espinhal.

Artrite gotosa: É uma inflamação causada por microcristais minerais de urato. Se manifesta principalmente no dedo, no peito do pé, tornozelos, joelhos e cotovelos. É mais comum em homens.

Artrite piogênica ou séptica: Ocorre quando um fungo, bactéria ou vírus é responsável pela infecção. Afeta principalmente as articulações dos ombros, joelhos e coxofemorais.

Artrite reumatoide: É uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico do corpo ataca seus próprios tecidos, o alvo será seu próprio revestimento articular e cartilagem. Além da inflamação e vermelhidão, ela pode chegar a causar perda da função da região acometida.

Artrite psoriática: Tem esse nome pela doença de pele chamada psoríase, que também pode prejudicar as articulações.

Como confirmar a artrite

É indicado ir a um médico ortopedista. Ele irá observar os principais sinais da doença tais como a deformidade articular e as características inflamatórias e ouvir o que o paciente tem a falar sobre os sintomas, pedir um raio-x para comprovar o inchaço e a deformidade articular.


Cura

A artrite ainda não possui cura, mas existem diversas formas de tratamento para quando a mesma se torna dolorosa e comece a atrapalhar suas atividades diárias.

Para uma melhor capacidade de movimentos e alívio da dor, é recomendada uma alimentação cuidadosa onde se evita o consumo exagerado de alimentos com muita proteína, a ingestão de muita água por dia e também o uso de medicamentos anti-inflamatórios e a fisioterapia.

Em casos graves, pode-se fazer uma intervenção cirúrgica para a colocação de uma prótese articular artificial, que de certa forma representa a cura da doença naquela região.

Remédios caseiros para aliviar os sintomas

Suco de alface: Coloque o talo da hortaliça junto com um pouco de água e bata no liquidificador. Beba meio copo antes de ir dormir.

Chá de cavalinha, saparrilha, dente-de-leão e chapéu-de-couro: Misture os chás em quantidades iguais e coloque 3 colheres de sopa da mistura em água fervente. Tome 3 xícaras por dia.

Limão: No primeiro dia, esprema um limão, dilua em água e melancia, maçã e melão: Devem substituir uma das refeições diárias, de preferência o café da manhã, durante um mês. Todo mês, usa-se uma delas e no outro mês outra.

Vinagre de maçã: Misture duas colheres de café de vinagre de maçã em 100 ml de água e adoce a mistura com mel. O ‘suco’, deve ser bebido junto com as refeições.

Suco de pepino: Prepare um suco com pepino, beterraba e cenoura e beba em jejum.

Óleo de eucalipto: Antes de ir dormir, esquente uma pequena quantidade do óleo e aplique suavemente sobre as articulações doloridas, enquanto as massageia. Passe um plástico filme ao redor da região e aplique mais calor a região com uma toalha úmida.

Óleo de peixe: Tome duas colheres de chá do óleo por dia. O peixe possui ômega-3, que possui um efeito anti-inflamatório que irá aliviar dores causadas por qualquer inflamação. Também é aconselhável a incluir peixe na sua alimentação.

Canela: Misture a canela com meia colher de chá de mel, em uma xícara de água morna e tome em jejum todas as manhãs.


Reportar erro