Nasa confirma: plantas purificam o ar de ambientes fechados

Ao todo, a lista conta com 19 plantas, reunimos para você as três mais fáceis de cultivar dentro da sua casa


Uma pesquisa realizada pelo Nasa, sigla em inglês para National Aeronautics and Space Administration, que traduzindo para o português significa Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, realizada em 1989, comprovou que algumas plantas são mesmo capazes de purificar o ar de ambientes fechados.

De acordo com o órgão, é possível filtrar o formaleído, tricloroetileno, xileno, amoníaco e o benzeno. Todos considerados gases poluentes. Ao todo, a lista conta com 19 plantas, reunimos para você as três mais fáceis de cultivar dentro da sua casa.

Espada-de-São-Jorge ou Sansevieria Trifasciata

Nasa confirma: plantas purificam o ar de ambientes fechados

Fotos: depositphotos

Muito popular aqui no Brasil, a espada-de-são-jorge ou espada-de-santa-bárbara, também conhecida como rabo-de-lagarto, língua-de-sogra e sanseviéria é uma planta herbácea de origem africana.

Por ser bem resistente e ter um custo acessível, ela é ideal para você cultivar um ar mais limpo no seu lar e proteger sua família de doenças relacionadas à poeira e falta de qualidade. Outra vantagem é que a Espada-de-São-Jorge pode ser cultivada em situações climáticas extremas, como temperaturas muito quentes ou frias.

Árvore-da-borracha ou Ficus Elástica

Nasa confirma: plantas purificam o ar de ambientes fechados


Outra planta forte e fácil de ser cultivada é a árvore-da-borracha. Além do seu nome científico Ficus Elástica, ela também é conhecida por borracheira, figueira-branca ou ainda por falsa-seringueira.

De origem tropical, essa árvore pode atingir até 60 metros de altura. Enquanto estiver pequena, ela pode ser mantida dentro da sua casa com algumas ressalvas, pois apesar de ser uma planta que absorve os poluentes do ar, ela deve ser mantida longe de crianças e animais, pois a Árvore-da-Borracha possui uma seiva leitosa, que pode se tornar tóxica se ingerida.

Outro cuidado importante é que, em contato com a pele, a seiva pode também causar alergia. Apesar dos cuidados, a árvore-da-borracha purifica o xileno, tolueno, benzeno, tricloroetileno e o formaldeído.

Lírio da paz ou Spathiphyllum

Nasa confirma: plantas purificam o ar de ambientes fechados

Segundo a Nasa, o Lírio da Paz também purifica o ar. Além dessa característica, ele floresce, o que pode deixar o ambiente da sua casa ou do seu trabalho ainda mais agradável. Para cultivá-lo você não precisa de muita luz solar, o que é uma vantagem. Suas flores podem ser vistas nos períodos mais quentes, como a primavera e o verão.

Mas fique atento (a): é a temperatura do ambiente que vai determinar se vai ou não acontecer a floração. Se você tem ar condicionado ou mora em lugares mais frios, a plantinha pode minguar suas flores caso fique muito seca ou em temperaturas abaixo de 15 graus. Por isso, é ideal mantê-la sempre com a terra úmida.


Reportar erro