Inhame – Benefícios e receitas de remédios caseiros

Por Camila Albuquerque

Inhame – Benefícios e receitas de remédios caseiros

Imagem: Reprodução

Provavelmente você conhece o inhame, certo? Esse tubérculo tão conhecido no Norte e Nordeste do nosso país também é chamado de taro, inhame-branco, taioba-de-São-Tomé e cará, mas seus benefícios são desconhecidos pela população, que muitas vezes consome sem saber o bem que ele faz! O inhame costuma variar nas refeições do dia no cardápio brasileiro, sendo consumido até no café-da-manhã e é considerado um ótimo item para ser adicionado à dieta.

Se você ainda não gosta de inhame e não se convenceu, saiba que ele é um caule que tem como função levar água e nutrientes para a planta, ou seja, é fácil deduzir que ele é rico em muitos nutrientes necessários para o nosso organismo, entre eles estão os carboidratos, o cálcio, o ferro, o fósforo, as vitaminas do complexo B e amido. Isso faz dele extremamente recomendado para crianças e também pessoas que desejam emagrecer, já que possui menos calorias que duas bolachas recheadas! Se interessou? Saiba mais sobre seus benefícios.

Os benefícios do inhame para o seu organismo!

  • Limpeza do sangue: o inhame às vezes é inacreditável de tão útil, ainda mais porque consegue fazer as impurezas saírem através da pele, dons rins e do intestino.
  • Fortalecimento do sistema imunológico: o inhame fortifica os gânglios linfáticos, que são responsáveis pela defesa do sistema imunológico.
  • Prevenção de doenças: doenças como malária, dengue e febre amarela são evitadas com o consumo de inhame – realmente funciona.
  • Aumenta a fertilidade da mulher: por possuir fitoestrógenos e hormônios vegetais, aumenta a fertilidade da mulher. Também é importante na menopausa e após.
  • Ameniza cólicas menstruais e sintomas da TPM: seu humor irá agradecer ao inhame, que ameniza as temidas cólicas e os detestáveis sintomas da tensão pré-menstrual. Além disso, estimula a libido!
  • Anti-inflamatório: esse benefício do inhame deixa a pessoa menos suscetível ao acúmulo de líquidos e toxinas, o que ajuda na hora de ficar sem as gordurinhas extras e a celulite.
  • Outros benefícios do tubérculo: retira furúnculos, quistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, espinhas grandes, farpas ou cacos de vidro; tira a inflamação de cicatrizes, retira o sangue pisado de contusões e derivados; evita inchaço e dor após fraturas e queimaduras; também auxilia no combate ao processo inflamatório de hemorroidas, apendicites, artrites, reumatismo, sinusite, neurites, etc.

Receitas de remédios com inhame

Receita 1: Para melhorar/aliviar os sintomas da catapora, o inhame pode ser usado como elixir, aplicado na pele, sobre as feridas. Comê-lo também ajuda na melhora.

Receita 2: Fazer compressas de inhame ralado e cru ajuda na eliminação de abcesso, substituindo o inhame a cada uma hora e fazendo isso por pelo menos 4 horas.