Jejum Intermitente: médica explica para que serve

Você sabe o que é ou já ouviu falar no jejum intermitente? Esse termo começou a ficar famoso quando o médico inglês Michael Mosley lançou um livro chamado “The 2-Day Diet” (A dieta dos dois dias), que defende você comer normalmente durante 5 dias da semana, e fazer jejum durante os outros 2. Mas será que realmente funciona?

Aliado da perda de peso, o  jejum intermitente tem como objetivo estimular o organismo a utilizar a gordura do corpo como fonte de energia, nos períodos de escassez de comida.

Na janela de alimentação, os alimentos ingeridos não devem provocar um aumento na produção de insulina, principal hormônio que induzirá a fome. O pão branco é um exemplo desse tipo de alimento.

Há inúmeros benefícios do jejum, como a redução da glicose, dos lipídeos, emagrecimento, redução de estados inflamatórios e até auxiliar no processo de tratamento do câncer.

Existem protocolos variáveis, mas talvez o mais comum seja o jejum 2 vezes na semana, o famoso 5 por 2. O esquema alternado em dia sim, dia não, também costuma ser praticado para aqueles que estão mais adiantados na prática do jejum.

É importante lembrar que independente do protocolo, é fundamental que haja um acompanhamento médico.

Sobre o autor

Endocrinologista, preceptora da residência médica do Serviço de Diabetes da UERJ. Mestre e Doutora em Fisiopatologia Clínica e Experimental. Membro especialista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e da The Endocrine Society. Adora compartilhar conteúdos atualizados sobre assuntos do campo da endocrinologia visando ajudar o público geral a se informar de maneira clara e confiável. Registros profissionais: CRM 52742678 RQE 13529