Conheça os benefícios das principais ervas aromáticas

As ervas aromáticas desenvolvem papel importante na saúde das pessoas, pois suas substâncias e nutrientes podem trazer muitos benefícios


Além de incrementar o prato com aquele aroma especial, algumas ervas que também proporcionam um afago para a degustação, trazem benefícios para a saúde. Por isso elas são usadas com muita ênfase no preparo de pratos, desde os mais sofisticados, aos mais simples, inclusive, com certo apelo histórico. Isso pode ser constatado pelo fato que a utilização dessas ervas, temperos e especiarias é identificado desde a época das grandes navegações.

Ervas aromáticas na culinária

As ervas aromáticas têm grande importância na culinária. Elas podem ser utilizadas na forma fresca ou secas, para dar aquele toque especial. Usadas sozinhas ou combinadas entre si, as ervas dão o último toque aos pratos e podem também ser utilizadas na decoração dos mesmos. Ainda com todos esses precedentes de sabor, não pode ser esquecido que as ervas aromáticas também desenvolvem papel importante na saúde das pessoas, pois, através das suas substâncias e nutrientes, podem trazer muitos benefícios para a saúde de quem as consome.

Conheça os benefícios das principais ervas aromáticas

Foto: Depositphotos

Veja quais as principais ervas utilizadas e seus benefícios para a saúde:

Açafrão – o açafrão é uma excelente fonte em carboidratos, boas gorduras, fibras alimentares e vários minerais. Ele atua na prevenção de doenças dos olhos, câncer e coração. O condimento também faz bem para a memória, pele e é antidepressivo.

Alecrim – previne contra a incidência de câncer, melhora a memória, alivia enxaqueca e outras dores como artrite, dores musculares e articulares, funciona também como antibacterisida, fortalece o sistema imunológico, melhora a circulação, é desintoxicante, combate o envelhecimento e problemas respiratórios.

Louro – fonte de vitaminas A, B, C e D, ricos em minerais como o cálcio, ferro, potássio e magnésio. Melhora a digestão, combate ao câncer, traz benefícios para o coração, ajuda a tratar problemas respiratórios e diabetes.


Tomilho – é um poderoso agente no combate e destruição de micróbios causadores de infecções, combate infecções por fungos nas unhas dos pés, além de combater a acne.

Sálvia – a sálvia é eficaz ainda para combater o envelhecimento dos cabelos e livrar-se das caspas, pode ser usada para tratar a gengivite, também é usada para alivia cefaleias, cólicas, flatulências e desconforto intestinal, além de aliviar coceiras derivadas de picadas de insetos.

Menta – ela reduz o estado febril, auxilia na saúde digestiva, problemas respiratórios e regula os níveis de estresse. Também é usada para tratar náuseas e vômitos, mau hálito, auxilia na perda de peso e reforça o sistema imunológico.

Manjericão – fontes de vitaminas do complexo A, B, C, E e K. também pode ser usado como fonte de minerais como zinco, cálcio, manganês, magnésio, ferro e potássio. Possui propriedades antibacterianas, traz benefícios para o coração e previne resfriados. Faz bem a memória, a pele e previne alguns tipos de câncer.

Salsinha – é rica em vitamina A, B, C e D. Quanto aos sais minerais a salsa ou salsinha contém cálcio, enxofre, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Ela possui ação anti-inflamatória, reforça o sistema imunológico, faz bem ao coração, é antioxidante e pode ser usada contra o câncer.

Cebolinha – é considerada como um dos melhores antibióticos naturais. Rica em flavonóides, possui ação anti inflamatória, cura a acne e a artrite reumatoide. Ela também, combate ao câncer de próstata e do estômago, regula a pressão arterial, combate ao estresse e possui propriedades antibacterianas.

Orégano – desintoxica o corpo, faz bem para os ossos e coração, previne a gripe, possui ação antibacteriana, é antioxidante e atua na diminuição dos incômodos causados pela menstruação.


Reportar erro