Conheça e aprenda a preparar em casa a deliciosa fritatta de inhame

O inhame com ovos oferece ao organismo altas doses de minerais, vitaminas e outros nutrientes importantes. Confira como preparar e os outros benefícios


Fritatta também pode ser chamada de tortilha, sendo este último uma especialidade da cozinha espanhola, mas que leva como ingredientes principais batata e ovos. No livro “Bela Cozinha – As receitas de Bela Gil”, a autora substitui a batata por inhame, por acreditar que este último tubérculo é superior em nutrição.

“O inhame é rico em vitaminas do complexo B. Seu consumo frequente ajuda a repelir o mosquito da dengue e a depurar o sangue”, explica Bela Gil. Além disso, este tubérculo é capaz de auxiliar o sistema imunológico e age como um anti-inflamatório natural. Já o ovo, além de contribuir com os minerais, vitaminas e demais nutrientes, também auxilia na produção de hormônios e, se utilizado de maneira equilibrada, isto é, inteiro, consegue atingir o organismo com todos os benefícios.

Receita da fritatta de inhame

Conheça e aprenda a preparar em casa deliciosa fritatta de inhame

Foto: Reprodução/ GNT


Esta receita não é difícil de ser feita, basta apenas que você tenha paciência para realizar os procedimentos com cautela. Geralmente, dura em torno de 15 minutos, mas dependendo do fogo, ela pode durar um pouco mais. Diante dos ingredientes listados a seguir, esta receita pode render até oito porções. Caso deseje mais, é preciso aumentar os itens proporcionalmente.

Ingredientes

  • 4 inhames;
  • 10 ovos;
  • 1 ramo de manjericão;
  • Azeite de oliva extravirgem;
  • 3 pitadas de sal marinho;
  • Pimenta-do-reino.

Modo de preparo

O primeiro passo é descascar os inhames, depois lavá-los e cortar os tubérculos em rodelas finas. Vale ressaltar a importância da espessura das rodelas, tendo em vista que o único cozimento que elas irão passar é no preparo final da receita. Portanto, quanto mais fina, mais fácil de cozinhar por dentro e assim oferecer uma leveza maior ao prato. Armazene o produto desta primeira etapa em um recipiente, enquanto faz a segunda etapa do preparo. Em seguida, bata os ovos em uma tigela com o auxílio de um garfo ou mesmo de um batedor  manual e tempere com o sal.

Logo depois, adicione azeite em uma frigideira até cobrir o fundo da panela. Deixe que aqueça e em seguida despeje os ovos batidos, seguidos do inhame. Tampe o recipiente e deixe em fogo baixo. Depois que o lado estiver cozinhado, vire a fritatta, mas tenha cuidado para que ela não quebre. Sendo assim, se for preciso, utilize um prato para ajudar na virada. Tampe novamente e aguarde o cozimento. Finalize espalhando a pimenta-do-reino e o manjericão picado. Após todos os procedimentos, a fritatta estará pronta para ser saboreada, podendo, inclusive, ser servida em qualquer refeição do dia.


Reportar erro