Conheça a Rhodiola Rosea, uma planta medicinal com poderes incríveis!

Uma planta medicinal que tem poderes de curar não apenas um problema de saúde, mas…


Conheça a Rhodiola Rosea, uma planta medicinal com poderes incríveis!

Imagem: Reprodução

Uma planta medicinal que tem poderes de curar não apenas um problema de saúde, mas diversos! A Rhodiola Rosea, também conhecida como “Golden Root” ou “Raiz de ouro” tem propriedades que vêm sendo usadas há séculos na Europa Oriental e asiática, especialmente para melhorar a resistência física. Atualmente, porém, estudos mostraram que as raízes dessa planta podem servir para outros benefícios muito importantes.

Do combate à fadiga ao melhor desempenho cerebral

As raízes poderosas da Rhodiola Rosea eram usadas por soldados no Oriente para aumentar a resistência física e também contra males decorrentes das altas latitudes, melhorando o desempenho no trabalho. Mas essa planta vem apresentando surpreendentes resultados no mundo inteiro com o passar do tempo, especialmente com relação a desordens do Sistema Nervoso Central.

São mais de trezentos ensaios clínicos onde a raiz dourada apresenta importantes resultados contra a depressão. Isto se explica porque ela tem em sua composição, os rosavins, que estabilizam os níveis de noradrenalina, dopamina e serotonina no cérebro, neurotransmissores responsáveis, entre outras coisas, pela sensação de bem-estar.

Testes científicos realizados com voluntários americanos e publicada no The Journal of Alternative and Complementary Medicine, mostra que os efeitos sobre o cortisol, hormônio responsável pelo estresse, são efetivos. Além disso, doses diárias da Rhodiola melhoram a ansiedade e curam o mau humor.


Essa é uma planta fitoterápica classificada pelos cientistas como adoptagen, ou adaptógeno, que vem de um termo em inglês e quer dizer que ela tem o poder de aumentar a resistência do corpo diante da tensão e do estresse, os grandes vilões da saúde dos dias atuais. Ela acaba com os males que costumam prejudicar quem está sob estresse emocional, como as palpitações, a fadiga e as dores musculares.Também outros benefícios notados nos voluntários foram a concentração e a memória aumentados.

Em regiões bastante frias, onde a planta costuma ser nativa, o chá é comumente usado para combater resfriados e prevenir infecções, já que estimula o sistema imunológico.

Como se vê, muitos problemas apresentados atualmente pelo ritmo de vida agitado podem ser tratados com eficácia pelo uso constante dessa planta, inclusive, a obesidade, que vem se tornando uma epidemia! Sim, essa é mais uma das boas notícias sobre o tratamento com a raiz dourada, ela ativa uma enzima chamada lipase que queima os depósitos de tecido adiposo, especialmente na região abdominal! Portanto, quem sonha em perder aquela barriguinha indesejada, também pode testar os tão comentados efeitos da Rhodiola Rosea!

Veja a lista dos vários benefícios que o uso da Rhodiola Rosea pode proporcionar

  • Acaba com a fadiga;
  • Cura a depressão;
  • Reduz o estresse e a ansiedade;
  • Acaba com os males causados pelo estresse, como: Fadiga crônica, palpitações, dores musculares, etc.
  • Melhora a memória e a capacidade de concentração;
  • melhora a qualidade do sono;
  • aumenta a vitalidade sexual;
  • queima gorduras, especialmente na região abdominal.

A Rhodiola Rosea é mais consumida por aqui na forma de extrato, podendo ser comprada em farmácias e lojas especializadas em fitoterapia.


Reportar erro