Conheça o chá da alegria e aproveite seus benefícios

O chá da alegria combina ervas e promete ajudar a melhorar o humor. Conheça os benefícios e saiba como preparar este chá


Sabe-se que o uso de algumas plantas pode ajudar a prevenir e combater diversos problemas de saúde sem os efeitos colaterais dos remédios tradicionais e com menor custo. Entre estes chás tidos como medicinais, está o “chá da alegria”, receita criada por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Trata-se de um chá que combina ervas e que promete ajudar a melhorar o humor.

Os benefícios do chá da alegria

O chá da alegria é preparado com a mistura de ervas como a sálvia, hortelã, camomila, endro, chá verde, erva doce, canela, semente de mostarda, tomilho e alecrim. Conheça as propriedades e os benefícios de cada componente do chá:

Sálvia

Esta planta medicinal pode ser utilizada no tratamento de aftas, gengivite, bronquite, caspa, catarro, reumatismo, tosse, diarreia, diabetes e indigestão.

É contraindicada durante a menstruação, gravidez, mulheres em fase de lactação e indivíduos com problemas renais.

Hortelã

Planta aromática que auxilia no tratamento de resfriados, bronquite, febre, dores de cabeça e má digestão.

É contraindicada durante a gravidez e também para crianças com menos de 5 anos, mulheres em fase de lactação e pacientes com refluxo ou hérnia de hiato.

Camomila

A camomila auxilia no tratamento de irritações na pele, resfriados, inflamações nasais, sinusite, má digestão, ansiedade, insônia, nervosismo e dificuldade para dormir.

É contraindicada em casos de inflamações oculares.

Endro

Erva aromática que ajuda a tratar congestão nasal, enjoo, cólica intestinal, cólica menstrual, dor de dente e azia.

É contraindicada para grávidas, lactantes, crianças com menos de 6 anos e pacientes com gastrite, úlcera gastroduodenal, síndrome de intestino irritável, doença de Crohn e epilepsia.

Conheça o chá da alegria e aproveite seus benefícios

Foto: Free Images


Chá verde

O chá verde ajuda a emagrecer, desintoxica o fígado e previne o aparecimento de doenças cardíacas.

É contraindicado para grávidas, lactantes e indivíduos com dificuldades para dormir.

Erva doce

A erva doce trata dor de barriga, indigestão, acidez estomacal, asma, bronquite, espasmos, cólicas, dor de barriga, dor de cabeça, inflamações, tosse, inchaço, gripe, resfriado e catarro.

É contraindicada em pacientes com úlcera duodenal, refluxo, colite ulcerosa ou diverticulite.

Canela

Este condimento ajuda a emagrecer e trata má digestão, coriza, gripe, resfriado, inflamação da garganta e das vias respiratórias.

É contraindicada para grávidas e em caso de úlcera gástrica ou intestinal.

Semente de mostarda

Auxilia no tratamento de resfriado, bronquite, dor de cabeça e falta de apetite. É contraindicada para grávidas e indivíduos com problemas gastrointestinais.

Tomilho

Planta medicinal que auxilia no tratamento de asma, bronquite, gripe e resfriado. É contraindicada para grávidas, lactantes e crianças com menos de 6 anos de idade.

Alecrim

Auxilia no tratamento de depressão leve, fadiga, dor de cabeça e enxaqueca. É contraindicada para crianças, grávidas e lactantes.

Receita do chá da alegria

Ingredientes:

1 xícara de café de sálvia, hortelã, camomila, endro, chá verde, erva doce, canela, semente de mostarda, tomilho e alecrim.

Modo de preparo:

Para fazer chá, coloque 1 colher de sopa da mistura de ervas em uma xícara de chá de água quente, tampe e deixe em infusão por 3 minutos. Coe e tome morno ou frio, à noite, 30 minutos antes de dormir.


Reportar erro