Conheça alguns dos alimentos que promovem a longevidade

A nutricionista, Mirella Guida, explica que alguns alimentos são ricos em diversas substâncias benéficas para a saúde e podem prolongar os anos de vida


Uma alimentação saudável e equilibrada é de fundamental importância para manter o nosso organismo em perfeito funcionamento.

Os alimentos devem ser consumidos na quantidade e variedade adequadas, o que beneficiará os ossos, os tecidos musculares e a saúde mental.

De acordo com a nutricionista, Mirella Guida, especialista em doenças crônicas não transmissíveis, alguns alimentos nos ajudam a viver de maneira mais saudável e por mais tempo, pois melhoram a nossa qualidade de vida e ajudam o nosso corpo a funcionar melhor.

Alimentos que prolongam os anos de vida

Conheça alguns dos alimentos que promovem a longevidade

Foto: depositphotos

A nutricionista explica que alguns alimentos são ricos em diversas substâncias benéficas para o nosso organismo, trazendo mais saúde para o nosso dia a dia e, assim, podendo prolongar os nossos anos de vida.

Saiba mais sobre alguns ingredientes que podem ajudar você a viver por mais tempo:

Amêndoas

conheca-alguns-dos-alimentos-que-promovem-a-longevidade

Foto: Pixabay

A amêndoa é uma boa fonte de vitamina E, nutriente que possui ação antioxidante e atua na modulação do sistema imune. O alimento possui gorduras monoinsaturadas e, por isso, auxilia na redução do colesterol “ruim” (LDL), enquanto aumenta o colesterol “bom” (HDL).


Batata doce

conheca-alguns-dos-alimentos-que-promovem-a-longevidade-3

Foto: Pixabay

A batata doce é fonte de carboidratos complexos, isto é, aqueles que são absorvidos mais lentamente e, por isso, não elevam muito o açúcar no sangue, promovendo maior sensação de saciedade. O alimento também contém betacaroteno, precursor da vitamina A, nutriente essencial para a boa visão, manutenção epitelial, reprodução e secreção das mucosas.

Canela

conheca-alguns-dos-alimentos-que-promovem-a-longevidade-5

Foto: Pixabay

De acordo com estudos, a canela, especiaria originária do Sri-Lanka, possui ação termogênica, podendo auxiliar os indivíduos que desejam emagrecer. Além disso, os polifenóis encontrados no alimento podem melhorar os níveis de triglicerídeos, glicose e pressão arterial, que são fatores de risco para diabetes e doenças cardiovasculares.

Guaraná

conheca-alguns-dos-alimentos-que-promovem-a-longevidade-4

Foto: depositphotos

Os hábitos da população de uma pequena cidade do Amazonas vêm sendo estudados, pois apresenta uma das maiores expectativas de vida do Brasil. Acredita-se que o guaraná possa estar relacionado à maior longevidade, pois Maués é a cidade com a maior plantação e consumo de guaraná do país.

Graças a sua grande quantidade de catequinas, o guaraná apresenta ação antioxidante, auxiliando no combate de várias doenças, como as neurodegenerativas e cardiovasculares, por exemplo.

Mirtilo

conheca-alguns-dos-alimentos-que-promovem-a-longevidade-2

Foto: Pixabay

O mirtilo é rico de polifenóis que conferem funções de proteção sobre as paredes celulares. A fruta vermelha também contém antocianina, pigmento pertencente ao grupo dos flavonoides, que ajuda a combater os radicais livres, possui ação anti-inflamatória e controla o colesterol “ruim” (LDL).


Reportar erro