Blusa de lã encolheu? Técnica caseira resolve esse problema

Além das peças de lã, as de linha ou acrílico também podem encolher após a lavagem. Saiba como reverter esta situação usando produtos caseiros


Lavar roupa está longe de ser uma das atividades preferidas de quem cuida da casa. Além de dar muito trabalho na prática, o pós da lavagem também pode dar muita dor de cabeça. Isto porque algumas peças são bastante delicadas e podem sofrer problemas na secagem. Um exemplo disso é a lã, um tipo de tecido que pode encolher se for lavado de forma inapropriada.

Além das peças de lã, as de linha ou acrílico também podem encolher após a lavagem. Por esta razão, é preciso ter bastante cuidado ao lavar as peças, para que elas não fiquem manchadas ou diminuam de tamanho. Porém, se isso já aconteceu com uma peça sua e agora você não sabe o que fazer, saiba que existe uma alternativa simples e caseira para reverter esta situação.

De acordo com Sueli Rutkowski, no livro “Dicas Incríveis – truques e segredos para facilitar seu dia a dia”, você pode consertar este problema usando apenas dois elementos: água e shampoo. Para aprender como realizar esta técnica, siga as orientações a seguir.


Blusa de lã encolheu? Veja essa técnica caseira e consiga resolver esse problema

Foto: depositphotos

Reparar peça de roupa encolhida

Consiga uma bacia grande e encha o recipiente de água. Em seguida, adicione um pouco de shampoo, que pode ser de qualquer marca tendo em vista que este aspecto não vai influenciar no resultado final. Depois da mistura, coloque a peça encolhida de molho e deixe-a ficar por 12h seguidas. Após o tempo determinado, retire a peça de molho e retire o shampoo que ficou concentrado no tecido.

Além desta técnica, é importante deixar a peça secar de forma natural e ao ar livre. Em nenhuma hipótese coloque a peça em uma secadora, isto porque a temperatura alta pode fazer com que ela encolha. Outra dica, ainda com relação a secagem do tecido, é não deixar o pano em um varal por muito tempo, para não acontecer o mesmo que na máquina.


Informar erro