10 receitas de remédios caseiros que vão regular seu intestino

Por Débora Silva

A prisão de ventre ou constipação é um problema comum que causa um enorme desconforto, deixando a pessoa indisposta para realizar as atividades diárias. Este problema pode ter diversas causas, como: genética, pós-cirurgias, problemas em utilizar o banheiro fora de casa e em viagens, gravidez, pós-parto. Muitas pessoas usam remédios químicos (os laxantes) para auxiliar neste problema, mas você sabia que existem várias receitas naturais que estimulam o funcionamento intestinal?

Remédios caseiros para a prisão de ventre

Foto: Reprodução

Confira a seguir 10 receitas de remédios caseiros que vão regular seu intestino:

Receitas de “laxantes” caseiros

  • Laranja e mamão – Espremer duas laranjas, colocar no liquidificador e acrescentar uma fatia de mamão formosa ou papaia junto com duas ameixas secas. Bater rapidamente. É recomendado tomar um copo em jejum e outro antes de dormir.
  • Abacaxi e mamão – Bater um pedaço de abacaxi no liquidificador com um copo de água juntamente a uma fatia de mamão formosa ou papaia. Tomar em jejum.
  • Abacaxi – Bater duas fatias grossas de abacaxi no liquidificador junto com meio litro de água. Se preferir, coe e acrescente açúcar e gelo a gosto. É recomendado tomar um copo uma hora antes do almoço e outro uma hora antes da janta. Essa receita rende dois copos.
  • Extrato (leite) de soja – Bater uma fatia de mamão junto com duas ameixas pretas sem caroços, uma laranja cortada com o bagaço, duas colheres (sopa) de farelo de trigo e 200 ml de extrato (leite) de soja. Se preferir, adoce com açúcar ou adoçante. É recomendado tomar preferencialmente em jejum.
  • Cáscara sagrada – Para preparar o remédio com cáscara sagrada são necessárias cinco colheres (sopa) de pó da casca de cáscara sagrada e uma garrafa de vinho branco. Colocar o pó no vinho e deixar “de molho” por dez dias. Após esse período, coar e beber um cálice antes de dormir, todos os dias, até que o funcionamento do intestino volte ao normal.
  • Gengibre – Adicionar uma colher (sopa) de gengibre junto com um litro de água em uma panela. Deixar ferver por aproximadamente oito minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e esperar o chá amornar. É recomendado tomar o chá várias vezes ao dia.
  • Figo – Para preparar a infusão são necessários cinco ou seis figos frescos e um litro de água. Ferver os frutos juntamente a um litro de água durante 15 minutos. É recomendado tomar a água durante a noite e comer os frutos (que foram utilizados no preparo da infusão) durante a manhã do dia seguinte, preferencialmente em jejum.
  • Linhaça – É recomendada a ingestão de cerca de duas colheres (sopa) de linhaça por dia, sendo da farinha, semente ou óleo. A linhaça pode ser consumida antes de dormir, no café da manhã ou no lanche da tarde. No caso de utilizar na forma de cápsulas, é importante verificar o rótulo, pois cada fabricante utiliza uma concentração diferente.
  • Ruibarbo – Colocar 20 gramas de rizoma seco de ruibarbo juntamente a 750 ml de água em uma panela. Deixar levantar fervura até perder cerca de 1/3 da água. Após esse período, coar e beber 100 ml de chá no início da noite, durante os dias necessários até que o intestino volte a funcionar normalmente.
  • Ameixas pretas – Colocar três ameixas pretas sem sementes em um copo de água. Amassar bem as ameixas. Tampar o copo e deixar a solução descansar durante toda a noite. Pela manhã, ferver a solução durante três minutos e beber em jejum. A polpa das ameixas cozidas também deve ser ingerida.

Dicas

Além dos remédios caseiros, inclua alimentos ricos em fibras (grãos integrais, folhas verdes e frutas) em sua dieta e lembre-se de beber bastante água durante o dia e movimentar o corpo.