Vinagre de maçã com mel, confira a receita

Além da simples mistura de vinagre de maçã, água e mel, alimentos como canela e gengibre também podem ser usados na receita

Muitas pessoas usam a receita de vinagre de maçã com mel para emagrecer e obter benefícios para a saúde. Isso faz todo o sentido, pois estes dois alimentos são capazes de trazer inúmeras vantagens para o corpo. Você vai aprender aqui as principais receitas e benefícios dessa mistura.

Aqui você vai aprender como preparar essa receita da forma correta, inclusive como fazer o vinagre de maçã caseiro e economizar uma boa grana.

Tanto o mel quanto o vinagre de maçã são alimentos ricos em nutrientes e propriedades medicinais que beneficiam o organismo. Veja agora como fazer essa receita exótica.

Vinagre de maçã com mel: Veja a receita simples

Se você está procurando um remédio caseiro e natural para diminuir a taxa de triglicerídeos, melhorar as funções do corpo e emagrecer mais rápido, você encontrou. Basta tomar 2 colheres dessa receita ao dia e seguir uma dieta saudável. Veja como preparar.

Receita: Em uma jarra de vidro, misture 250 ml de vinagre de maçã (isso equivale a 1 xícara e um pouquinho), 1 litro e 250 ml de água e 3 colheres de mel. Misture bem, tampe e leve a geladeira. Deixe por 3 dias. Em seguida tome 2 colheres (de sopa) da receita pela manhã e 2 colheres ao fim da tarde.

Em poucos dias você vai começar a perceber o metabolismo mais acelerado e o seu corpo com mais energia. Isso ajuda a reduzir peso mais depressa, pois você tem mais “fôlego” para os exercícios e a gordura queima bem mais rápido.

O vinagre de maçã com mel também ajuda a melhorar a digestão, higienizar o organismo, melhorar a qualidade da pele e das articulações.

Vinagre de maçã com mel

Essa receita também pode ser combinada com gengibre, canela e cravo (Foto: depositphotos)

Outras receitas de vinagre de maçã com mel

Além da receita simples e original, existem outras formas de “brincar” com essa mistura tão exótica. Outras receitas focam mais no sabor, outras nos benefícios. O importante é deixar essa receita do melhor jeito para você. Confira:

Vinagre de maçã com mel e canela

Em uma jarra de vidro, misture 250 ml de vinagre de maçã, 1 litro e 250 ml de água, 3 colheres de mel e 2 paus de canela grandes. Misture bem, tampe e leve a geladeira. Deixe por 3 dias. Após o primeiro dia, retire 1 dos paus de canela se quiser que não fique tão forte o sabor.

Assim como recomendado na receita comum, consuma 2 colheres (de sopa) da receita pela manhã e 1 colheres ao fim da tarde. A canela vai aumentar a capacidade termogênica da receita. Vai acelerar o processo de emagrecimento e dar uma potencializada na imunidade.

Vinagre de maçã com cravo e mel

Em um recipiente com tampa, mistura 200 ml de vinagre de maçã, 8 cravos-da-índia e 1 litro de água e 3 colheres de mel. Tampe e agite bem. Leve à geladeira e deixe por 3 dias para misturar os sabores. Tome 2 colheres pela manhã e 2 no fim da tarde. O cravo vai potencializar o efeito emagrecedor, além de melhorar a digestão e o sabor da receita.

Vinagre de maçã com mel e gengibre

Misture em um recipiente, 200 ml de vinagre de maçã, 1 litro de água e 1 colher (de sopa) de gengibre em pó e 3 colheres (de sopa) de mel. Misture bem e deixe tampado na geladeira por 3 dias. Após isso, retire e tome 4 colheres da receita por dia, duas pela manhã e duas no fim da tarde.

O gengibre tem efeito termogênico, que vai aumentar bastante a queima calórica. Além disso, faz bem para a digestão e imunidade.

Veja também10 benefícios do vinagre de maçã

Como fazer vinagre de maçã caseiro

De início, vou logo te avisando que, apesar de simples, a receita demora para ficar pronta. Mas vale cada minuto de espera! Uma das vantagens desse alimento feito em casa é sua naturalidade. Você vai consumir um vinagre de alta qualidade que você mesmo produziu.

Veja o passo a passo:

  1. Lave e corte em pedaços médios 1 quilo e meio de maçãs vermelhas. Não precisa descascar, mas tire as sementes. Opte pelas maçãs sem manchas e brilhosas. Coloque em um pote de vidro bem limpo.
  2. Em outro recipiente adicione 1 copo de água filtrada e 1 colher de açúcar e mexa até dissolver. Cubra as maçãs com a mistura. Se precisar de mais água, faça mais uma mistura de 1 copo de água filtrada para 1 colher de açúcar.
  3. Cubra o recipiente com um pedaço de gaze, filtro de café ou pano fino e limpo para que moscas e formigas não interfiram na receita. Se possível use uma liga ou cordinha para amarrar as arestas do pano para que ele não solte.
  4. Deixe fermentando por 1 mês. Mas sempre dê umas olhadas e mexidinhas na mistura a cada 2 ou 3 dias. Um pouco de espuma na superfície da mistura é um bom sinal. Já se aparecerem fungos, sua receita está perdida e vai ter que começar tudo de novo, dessa vez com mais cuidado na higiene e assepsia.
  5. Depois desse tempo, coe e separe apenas o líquido. Pode jogar os pedaços de maçã fora. Volte o líquido para o pote, tampe da mesma maneira com um pano e deixe fermentando por mais 3 semanas. Agite o frasco a cada 2 dias.
  6. Pronto! Vinagre caseiro e natural prontinho! Você deve armazenar em uma garrafa ou recipiente de vidro bem fechado.

Como armazenar da forma correta

O vinagre de maçã caseiro deve ser armazenado em um recipiente ou garrafa de vidro. Um recipiente de plástico pode reagir com o ácido do vinagre e estragá-lo.

Importante! Em temperatura ambiente, o vinagre vai continuar fermentando, o que o deixa ácido e mais potente com o passar do tempo. Se você quer evitar isso, guarde o líquido na geladeira. Isso desacelera o processo de fermentação.

Além de consumir em sua própria casa, você pode dar de presente ou mesmo vender o vinagre de maçã natural.

Posso tomar o vinagre de maçã puro?

Não! O vinagre de maçã deve ser consumido sempre diluído em água. A medida é de pelo menos 1 colher de água pura para 1 colher do condimento. Evite consumir o condimento puro, pois faz mal.

Entretanto, as receitas que listamos nesse artigo são ótimas formas de consumir os benefícios do vinagre de maçã. O mais indicado é ingerir 2 colheres de vinagre de maçã ao dia (seja com água ou com água e mel). Os melhores horários são: depois do café-da-manhã e no fim da tarde.

Você também pode consumir o vinagre de maçã colocando-o como tempero de saladas. É uma alternativa muito saborosa e saudável. Outra opção é adicionar 1 colher (de chá) do vinagre de maçã no suco. A quantidade não vai alterar o sabor, mas vai adicionar os benefícios desse condimento na bebida.

Cuidados e contraindicações

Em primeiro lugar, pessoas que sofrem com úlcera não podem consumir vinagre de maçã e nenhum outro tipo de vinagre, na verdade. A acidez pode aumentar ainda mais a úlcera e causar dores no estômago.

Quem sofre com problemas gástricos como azia e refluxo deve evitar o consumo também. Só podem consumir de vez em quando. O vinagre de maçã, assim como toda bebida ácida, pode irritar o estômago. O uso exagerado de vinagre de maçã também pode causar muito mal. O exagero pode causar irritação gástrica e danos irreversíveis no estômago, fígado e duodeno.

Em casos extremos de uso exagerado, o vinagre de maçã (e outros vinagres) pode até mudar o pH do sangue. isso pode causar acidose metabólica, condição que pode levar a morte. Mas para isso acontecer tem que ser ingerido cerca de 1 litro de vinagre por dia.

Outra coisa que deve ser levada em consideração é que o consumo de vinagre de maçã pode alterar o uso de remédios como laxantes, insulina e remédios para o coração. Procure um médico para saber se os dois medicamentos podem interagir.

Veja também: Conheça quais os usos do vinagre

O que é vinagre de maçã?

Se você caiu de “gaiato no navio” que é esse artigo e está se perguntando o que é essa tão falado vinagre de maçã, vamos te explicar. O vinagre de maçã é um produto feito com maçã, açúcar e fermento.

Ele parece com o vinagre comum, contudo é mais saudável e muitos consideram mais saboroso. É um ótimo tempero para saladas, vinagretes, marinadas e conservante.

É produzido através do processo fermentação do suco da maçã.  É um processo que primeiro produz álcool através das leveduras que transformam o açúcar da maçã. Em seguida, esse álcool é transformado em ácido acético pelas bactérias chamadas de “acetobacter”. Elas são naturais da maçã.

Na verdade, vinagre pode ser feito a partir de qualquer alimento que contenha açúcar natural, como maçãs, uvas, morangos, framboesa, mel, milho e etc.

A concentração do vinagre de maçã é de 5% de ácido acético e 95% água. A composição possui também minerais, vitaminas e fitoquímicos, como os polifenóis. Essa união é capaz de produzir um vinagre de sabor único e vários benefícios para o corpo.

Vinagre de maçã com mel ajuda a emagrecer?

Sim! O vinagre de maçã com mel é ótimo para a perda de peso, pois controla os picos de insulina e o nível de glicose do corpo. Dessa forma, os carboidratos ingeridos na alimentação não são absorvidos completamente, o que diminui (bastante) o acúmulo de gordura.

O vinagre de maçã substitui a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas para diminuir a glicose causada pelos carboidratos. Quando o pâncreas libera insulina, vem a sensação de fome. Já que o vinagre de maçã substitui isso, a saciedade dura muito mais.

Além disso tudo, o ácido acético presente no vinagre age como bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar no corpo. Dessa forma, os carboidratos passam direto e são eliminados na fezes. Isso diminui a transformação deles em gordura acumulada.

Isso mesmo, é como se o vinagre transformasse os carboidratos em fibras insolúveis (aquelas que não são digeridas pelo estômago). O que é ótimo, pois diminui muito a absorção das fontes de peso.

Por último, mas não menos importante, o mel ajuda na saciedade, imunidade e dá mais energia para o corpo. Isso ajuda na prática de exercícios.

Benefícios do vinagre de maçã

O vinagre de maçã é rico em propriedades medicinais que ajudam a combater males e prevenir doenças. Nós separamos alguns benefícios desse alimento para a saúde. Confira:

Vinagre de maçã

Os ácidos que compõem o vinagre de maçã ajudam no processamento das toxina (Foto: depositphotos)

Protege o fígado

Além do ácido acético, o vinagre de maçã também tem ácidos málicos, lático e cítrico na sua composição. Essas propriedades são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, mas em especial, fazem bem ao fígado.

Os ácidos citados ajudam no processamento das toxinas, o que diminui o trabalho do fígado e o torna mais eficaz. A eliminação das toxinas também aumenta, deixando o corpo mais limpo e saudável.

Melhora a digestão

O vinagre de maçã é um alimento fermentado e rico em enzimas que estimulam a digestão. Dessa forma, o alimento fica menos tempo no estômago e é melhor aproveitado. Além disso, esse fator ajuda a combater a azia e o refluxo.

Previne a diabetes

O vinagre de maçã reduz os níveis de glicose e picos de insulina após refeições ricas em carboidratos. É isso mesmo que você leu! É como se esse alimento funcionasse como uma versão mais leve da insulina farmacêutica. Dessa maneira, o consumo do vinagre de maçã é eficaz para diminuir o risco de resistência à insulina. Assim, é prevenida a diabetes tipo 2.

Veja também: Solução de vinagre para uso em geral é tudo o que você precisava

Deixa os cabelos mais fortes

O vinagre de maçã potencializa o tratamento de cabelos quebradiços, o frizz e opacidade do cabelo. Ele, por si só, não consegue beneficiar os fios, mas quando usado junto com cremes e produtos específicos para esse problema, faz o efeito mais que dobrar.

Isso acontece porque cabelos danificados ficam com o pH alcalino e os danos podem impedir a penetração dos cremes e produtos de restauração e força. O vinagre de maçã, então, ajuda a selar os fios com os produtos, potencializando e acelerando o tratamento. Dessa forma, a acidez do vinagre vai fechar as cutículas dos fios, dar mais brilho e regular a oleosidade em excesso. 

Veja mais detalhes sobre os usos do vinagre de maçã no cabelo no tópico abaixo “Como usar esse produto no cabelo”.

Combate espinhas e acne

O ácido acético do vinagre é uma substância antibacteriana que possui efeito antisséptico. Em contato com a pele, o vinagre de maçã previne o surgimento de espinhas causadas por sujeira nos poros e elimina as bactérias que provocam a acne.

Além desse serviço, o vinagre de maçã ainda regula o pH da pele e restabelece a síntese de proteínas e ácidos graxos. Isso ajuda no controle da oleosidade.

Se quiser mais detalhes sobre o uso do vinagre de maçã na pele, temos um tópico abaixo só falando sobre isso. É só rolar o artigo até o tópico “Como usar na pele”.

Ajuda a definir os músculos

Parece mentira, não é? Mas a verdade é que o consumo regular do vinagre de maçã ajuda a estimular e definir os músculos. Dessa forma, pode ser um grande aliado dos marombeiros de plantão!

De início, é importante explicar que essa contribuição é indireta. Ela acontece porque o ácido acético do vinagre contribui para converter a glicose em glicogênio, substância que é armazenada nos músculos e fígado para ser usada como energia.

A vantagem disso é que transformando a glicose em glicogênio, ela queima mais rapidamente e não vira gordura. Além disso, os músculos ficam mais eficientes, o que ajuda a malhar e a se recuperar de atividades físicas.

Lubrifica as articulações

Graças também ao ácido acético, o vinagre de maçã age no corpo eliminando cristais de minerais que ficam nas articulações. Essa ação é chamada de ‘ação quelante’. Dessa forma, o alimento limpa as articulações e age como “lubrificante” natural.

É ótimo para quem tem problemas ou sente dor constantemente em locais como joelhos, cotovelos, pulsos e ombros. Mas vale lembrar que é necessário consultar um médico se as dores nesses locais forem intensas.

Previne o câncer

Esse benefício ainda está sendo estudado, mas pesquisas apontam resultados do uso do vinagre de maçã na prevenção do câncer. Isso porque a concentração de ácidos desse alimento é capaz de eliminar e retardar o desenvolvimento de células cancerosas.

Mas é importante não usar o vinagre de maçã com esse propósito, pois ainda não há nada oficial sobre essa capacidade. E vale lembrar que o excesso do consumo desse alimento pode acabar fazendo muito mal.

Deixa a pele mais bonita

O vinagre de maçã diluído com água serve como um tônico para a pele, que ajuda a reduzir a oleosidade, manter a saúde e a qualidade da pele. Além de eliminar espinhas e acne, como já citamos.

Em um recipiente, coloque 1 e ½ xícara de água e 1 colher de sopa de vinagre de maçã. Com um algodão, passe a mistura no rosto limpo duas a três vezes na semana.

Benefícios do mel

Para concluir, não podemos falar desse ingrediente que é uma das protagonistas da receita de vinagre de maçã com mel. Veja agora alguns benefícios do mel:

Mel

O consumo regular do mel ajuda a acelerar a cicatrização interna e externa (Foto: depositphotos)

É antioxidante

Já o mel possui antioxidantes naturais. Eles ajudam a diminuir o dano nas células causado pela oxidação. As células humanas, por si só e pela alimentação, sofrem com os radicais livres, que prejudicam o DNA. O mel impede esse prejuízo.

Descongestionante natural

É possível encontrar no mel  propriedades descongestionantes muito eficazes. Adoçar um chá com mel ou mesmo tomá-lo de forma natural faz bem para a garganta e elimina o catarro.

Veja também: Descubra os benefícios de mergulhar os seus pés em vinagre de maçã

Limpa a boca e garganta

O mel possui compostos que funcionam como antissépticos na garganta e língua, diminuindo a presença de bactérias e agentes nocivos. Além disso, o mel é capaz de purificar a laringe, sendo um ótimo remédio natural para a rouquidão.

Cicatrizante

O consumo regular do mel ajuda a acelerar a cicatrização interna e externa. Além dessa capacidade, o mel também ajuda a melhorar a defesa do corpo e impede a entrada de vírus através da boca e nariz.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.