Verão: Previna-se de pernas inchadas na estação mais quente do ano

As elevadas temperaturas do verão trazem um problema que atinge muita gente: as pernas ficam inchadas, pesadas e doloridas. Isso ocorre porque o calor característico da estação mais quente do ano provoca alterações na circulação sanguínea.

A cirurgiã vascular e angiologista, Aline Lamaita, dá algumas dicas práticas para se livrar do inchaço das pernas durante o verão.

O inchaço das pernas no verão

Pernas inchadas indicam que algo não está bem. Além do calor da estação mais quentes do ano, existem outras causas para o problema, que incluem alterações hormonais, viagens longas, doenças cardíacas, varizes, trombose, mau funcionamento da tireoide, má circulação do sangue, dentre outras.

O calor do verão provoca alterações na circulação sanguínea. “Isso ocorre porque os vasos passam por uma vasodilatação para favorecer a transpiração e equilibrar a temperatura do organismo estável”, afirma a angiologista. A médica pontua que a exposição prolongada ao sol, principalmente em praias e piscinas, pode piorar o problema.

Verão: Previna-se de pernas inchadas, pesadas e doloridas na estação mais quente do ano

Foto: depositphotos

Como evitar pernas inchadas, pesadas e doloridas?

A boa notícia é que existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar pernas inchadas, pesadas e doloridas durante as altas temperaturas. Para se livrar do problema, é importante seguir algumas recomendações que favorecem o retorno venoso.

Confira algumas dicas práticas dadas pela cirurgiã vascular para evitar esse tipo de desconforto:

  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas e a ingestão de alimentos muito condimentados ou ricos em sódio. De acordo com Aline Lamaita, o ideal é investir em alimentos diuréticos naturais, como melancia, kiwi, salsão, uva, mirtilo, alcachofra, aspargos, pepino e berinjela;
  • Relaxe o máximo possível! “Uma pressão arterial controlada é essencial para uma boa circulação”, afirma;
  • Beba muita água;
  • Sempre que possível, dê um tempo em suas atividades cotidianas e repouse com as pernas elevadas;
  • Pratique exercícios físicos ao menos três vezes por semana. A médica afirma que uma caminhada diária na praia durante 30 minutos já é suficiente, pois é benéfica para a circulação e para a alma;
  • Aplicar compressas frias nas pernas pode aliviar o cansaço. “Elas ajudam o retorno venoso. Outra opção é mergulhar no mar, porque além do efeito térmico, a pressão hidrostática da água funciona como uma drenagem linfática natural”, sugere a especialista.

Lamaita ainda sublinha a importância de consultar um médico vascular, pois apenas o especialista poderá analisar cada caso e sugerir o tratamento adequado, com venotônicos, antioxidantes ou meias de compressão.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.