Verão: estação também exige cuidados com os ouvidos

Você sabia que alguns excessos no verão podem prejudicar os ouvidos? Médica explica como cuidar

Ah, o verão! Para muitas pessoas, a estação é sinônimo de férias, piscina, banho de mar, sombra e água fresca. Nós já sabemos que a exposição às elevadas temperaturas exige uma série de cuidados com a pele, a hidratação do corpo, cabelos e saúde em geral.

Mas, você já pensou nos cuidados com os ouvidos? Sim, o verão também pode causar problemas como dores de ouvido, zumbidos e outros danos. A médica Tanit Ganz Sanchez, otorrinolaringologista e fundadora do Instituto Ganz Sanchez, explica como cuidar adequadamente dos ouvidos durante a estação mais quente do ano.

Principais causas de problemas nos ouvidos

A saúde auditiva é essencial para a qualidade de vida, mas, muitas vezes, nós somos negligentes e expomos os nossos ouvidos a sons muito altos ou uso inadequado das hastes flexíveis, por exemplo. Dor, inflamação, sensação de ouvido tampado, zumbido ou tontura indicam que algo não vai bem.

Verão: estação também exige cuidados com os ouvidos

Foto: depositphotos

Para surpresa de muitos, as férias de verão são vilãs das vias auditivas. “Nessa época do ano, as pessoas nadam mais no mar e nas piscinas, consomem mais alimentos calóricos ou gordurosos e bebidas alcoólicas e também se expõem mais aos sons altos.”, explica Tanit Ganz Sanchez, pioneira sobre as pesquisas de zumbido no Brasil.

Assim como qualquer outro órgão do corpo, os ouvidos precisam de atenção e cuidados. A fundadora do Instituto Ganz Sanchez lista as principais causas de problemas no ouvido:

Alimentação

Verão: estação também exige cuidados com os ouvidos

Foto: depositphotos

Peixes, camarões, batatas e pastéis fritos são ricos em gorduras. De acordo com Sanchez, o ideal é consumir esses alimentos com moderação, principalmente os indivíduos que já têm problemas nos ouvidos ou aumento de pressão, glicose ou colesterol.

Som alto

Verão: estação também exige cuidados com os ouvidos

Foto: depositphotos

Esta é uma das principais causas de zumbido no ouvido, principalmente entre os jovens. Para ambientes como shows e festas, recomenda-se até o uso de protetores auriculares e distância das caixas de som.

Piscina e mar

Verão: estação também exige cuidados com os ouvidos

Foto: depositphotos

O acúmulo de água no canal do ouvido pode causar a otite externa, provocando dor, sensação de entupimento e de perda de audição temporária, além de zumbido. Sem tratamento, os sintomas podem piorar muito após 3 ou 4 dias. Para evitar esse tipo de problema, o ideal é que as pessoas sequem bem os ouvidos após cada entrada na água.

Bebidas e cigarro

Verão: estação também exige cuidados com os ouvidos

Foto: depositphotos

Fumar e consumir bebidas alcoólicas também são hábitos que comprometem a oxigenação pela microcirculação do ouvido, causando ou piorando o zumbido, tontura e perda auditiva.

Como podemos ver, é muito importante cuidarmos de nossa alimentação e hábitos para evitar danos aos nossos ouvidos.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.