Veja quais são as ervas mais indicadas para preparar chás frios

Quando alguém está em busca do bem-estar, sensação de refrescância ou apenas confraternizar com os amigos, dependendo do estilo de vida que a pessoa em questão leve, o chá será apontado como bebida favorita. A essa bebida também está agregado o tratamento e cura de algumas doenças, baseadas no conhecimento passado de geração para geração através da medicina popular.

Para encontrar o chá certo para determinado problema, é necessário que se tenha conhecimento de causa e também se entenda um pouco sobre a propriedade dos ingredientes utilizados. Nesse sentido, as plantas aparecem como algo imprescindível para o preparo dos chás. Mas, é bom que se tome cuidado quanto a sua utilização, pois, apesar de naturais, possuem restrições.

Com a intenção de oferecer mais opções para transformar os chás em uma bebida prazerosa e cheia de propriedades, a partir de agora, você terá a oportunidade de conhecer algumas receitas que transformam um simples chá em algo para se apreciar com prazer. Para isso, além das plantas, alguns outros ingredientes serão usados, seguindo a mesma linhagem natural, como as frutas, por exemplo.

Chás refrescantes

Chá gelado com menta

Ervas mais indicadas para preparar chás frios - Chá de Hortelã

Foto: Pixabay

Ingredientes

– 1 maço de hortelã;
– 2 colheres (de sopa) de chá verde em pó;
– 8 colheres (de café) de açúcar mascavo;
– 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, leve a água para ferver. Assim que começar a entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente o chá verde em pó, a menta e o açúcar. Mexa um pouco e deixe descansar por cinco minutos. Nessa fase é aconselhável que você deixe a panela tampada para facilitar o processo de infusão. Passado o tempo, use uma peneira para que fique somente o líquido.

Você vai precisar deixar o chá esfriar totalmente antes de levá-lo para a geladeira. Lembre-se de retirar o chá da panela e colocar em uma garrafa de vidro. Deixe o chá gelar por mais ou menos duas horas. Passado esse tempo, é só levar a mesa e servir para os seus convidados. Se preferir, pode acrescentar um pouco de gelo picado. Além de facilitar a perda de peso, já que o chá verde acelera o metabolismo.

Chá gelado de jasmim

Ervas mais indicadas para preparar chás frios - Chá de Jasmim

Foto: depositphotos

Ingredientes

– 4 saquinhos de chá de jasmim;
– 4 saquinhos de chá verde;
– Menta ou hortelã a gosto;
– 1 limão pequeno cortado em rodelas;
– Meia xícara de chá de mel;
– 2 litros de água filtrada;
– Gelo picado a gosto.

Modo de preparo

Pegue uma panela e acrescente a água, os saquinhos de chá verde e de jasmim e o mel. Mexa um pouco e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, marque cinco minutos e desligue o fogo. Nesse ponto você vai acrescentar o limão cortado em rodelas e alguns ramos de hortelã fresca. Tampe a panela e deixe descansar por mais 15 minutos.

Depois de passado esse tempo, use uma peneira para remover todas às ervas, deixando somente o líquido. Coloque em uma jarra de vidro, deixe esfriar e leve a geladeira por duas horas. Se preferir, você pode pular a etapa da geladeira e servir com o gelo.

Chá de hortelã, gengibre e limão

Ervas mais indicadas para preparar chás frios - Chá de Gengibre, Limão e Hortelã

Foto: depositphotos

Ingredientes

– 6 saquinhos de chá verde;
– 1 ramo de hortelã;
– 2 pedaços de gengibre;
– Suco de um limão;
– Açúcar mascavo ou mel para adoçar;
– 2 litros de água filtrada.

Modo de preparo

Pegue uma panela grande e leve a água para ferver. Enquanto ela não atinge o ponto de ebulição, descasque o gengibre, lave-o bem e depois corte-o em rodelas. Acrescente na água e deixe ferver por 10 minutos. Para dar sequência ao preparo do chá refrescante, desligue o fogo e acrescente a hortelã e os saquinhos de chá verde. Deixe a panela descansar com todos esses ingredientes até tudo esfriar.

Com ajuda de uma peneira, coe toda a mistura, deixando apenas o chá. Por último, coloque o suco do limão e adoce a gosto com açúcar mascavo ou mel. Verifique para ver se a bebida já está em temperatura ambiente. Se estiver, leve para resfriar na geladeira. Na hora de servir, pode acrescentar o gelo em porções individuais ou na jarra de sua escolha.

Sobre o autor

Avatar
Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.