Veja como escolher o melhor cajá na hora da compra desse fruto

Se você quer mais saúde no seu dia a dia, pode incluir o hábito de consumir frutas. Para isso é importante saber escolher cajá

O cajá é encontrado principalmente no nordeste do Brasil. O fruto é pequeno, com sabor doce e ácido, na cor amarelo ou alaranjado. Sua casca é lisa e fina. A sua origem vem da América Central.

Em relação aos seus nutrientes, ele é rico em sais minerais como fósforo, ferro e cálcio. Além disso, ele tem vitaminas A, B e C. Essas características são eficazes contra infecções, protegem a pele, ajudam no funcionamento do intestino e na contração muscular, fortalecem os ossos e diminuem o cansaço físico.

Como escolher cajá

Se você quer mais saúde no seu dia a dia, pode incluir o hábito de consumir o cajá. Quando for comprar, procure pelos frutos mais lisinhos, brilhosos e com poucas manchas na casca. Aperte os mesmos e veja se estão consistentes. Se estiverem muito moles é sinal que estão maduros demais.

Uma dica de ouro é que na hora em que você for armazenar o cajá, evite que uns frutos batam nos outros, pois esse impacto pode fazer com que os mesmos fiquem amargos.

Veja como escolher o melhor cajá na hora da compra desse fruto

Foto: depositphotos

Época de colheita

A época de colheita do cajá é de janeiro a maio no estado do Ceará, de agosto a dezembro no Pará, em fevereiro na Bahia e de maio a junho na Paraíba. Nessas respectivas épocas, é mais fácil encontrar o fruto in natura nas feiras e mercados e pagar mais barato por ele.

Formas de armazenar

Armazene-os na geladeira por até 3 dias. Se preferir, faça uma polpa no liquidificador e reserve-a no congelador por mais tempo. Aprenda duas receitas à base de cajá.

Receitas com Cajá

Mousse de Cajá

Ingredientes

– 1 lata de creme de leite;
– 1 lata de leite condensado;
– 1 polpa de suco de cajá.

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve-os para geladeira em uma forma. Se você preferir que o mousse fique mais consistente, utilize uma embalagem de gelatina sem sabor e prepare-a de acordo com as instruções do fabricante. Enquanto a mistura estiver batendo no liquidificador, adicione a gelatina preparada.

Geleia de Cajá

Ingredientes

– 2 xícaras (de chá) de água;
– 2 xícaras (de chá) de açúcar;
– 3 cajás;
– 1 colher (de chá) de canela em pó ou 2 pauzinhos de canela.

Modo de fazer

Depois de lavar as frutas, corte as mesmas e bata tudo no liquidificador junto com a água. Coe o suco e coloque em uma panela junto com as duas xícaras de açúcar e a canela em pó. Leve ao fogo, mexendo sempre até ficar no ponto de geleia.