5 receitas de chás gostosos, refrescantes e benéficos à base de gengibre

Conheça algumas receitas de chás refrescantes que podem ser preparados a partir da utilização do gengibre

Naqueles dias de calor intenso, que tal amenizar a temperatura com deliciosos chás refrescantes? Além de ser um aperitivo para o paladar, de quebra, a bebida ainda pode ajudar no bom funcionamento do seu corpo, evitando o aparecimento de algumas doenças. Em questão, o gengibre. Esse ingrediente natural é dotado de um sabor inteiramente característico, que vai ser bem aproveitado no chá.

Outra vantagem que pode ser agregada a quem opta pelo preparo dos chás com utilização do gengibre é a facilidade com que ele pode ser encontrado. Seja em um supermercado perto da sua casa, ou então em uma feira livre ou hortifrúti, difícil mesmo vai ser não encontrá-lo. Para seguir com a sua utilização, a dica é lavá-lo bem e retirar a fina casca. Lembrando que o gengibre tem um sabor amargo.

Benefícios do gengibre

O gengibre é uma raiz de origem asiática. Ele é visto como um poderoso remédio natural que pode ser usado para muitas finalidades, por isso ele integra diversas receitas caseiras. Entre os principais benefícios do gengibre, destaque para os problemas respiratórios, como asma, bronquite e congestão do peito, que podem ser combatidos a partir da ação antibactericida.

O gengibre é uma raiz de origem asiática. Ele é visto como um poderoso remédio natural

Hortelã, abacaxi, laranja podem deixar o chá de gengibre mais refrescante (Foto: depositphotos

Além do mais, o gengibre também combate a gripes e resfriados, tumores cancerígenos, alivia dores de cabeça, alivia náuseas e vômitos, alivia o desconforto causado por dores estomacais e diarreia, trata casos de depressão e ainda auxilia no trato de reumatismo, cólera e doenças nervosas. O gengibre também pode ser usado para combater problemas de inflamação na garganta.

Chás preparados a partir da utilização do gengibre

Agora sim! Conheça alguns chás refrescantes que podem ser preparados a partir da utilização do gengibre:

Chá de casca de abacaxi, hortelã e gengibre

Ingredientes

– 1 litro de água filtrada;
– Casca da metade de um abacaxi cortada em pedaços;
– 10 cm de gengibre cortado em lâminas;
– 1 xícara de folha de hortelã;
– 3 cardamomos;
– Mel para adoçar.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver junto com a casca do abacaxi, o cardamomo e o gengibre. Deixe por 20 minutos. Logo em seguida, desligue o fogo e coe a mistura. Acrescente o mel para adoçar e as folhas de hortelã. Antes de servir você vai precisar deixar o chá descansando por mais cinco minutos. Esse tempo vai fazer com que a hortelã libere o seu frescor. Sirva ainda morno.

Chá indiano

Ingredientes

– Meio litro de água filtrada;
– 100 ml de leite de arroz;
– 3 cm de gengibre cortado em rodela;
– 3 bagas de cardamomo;
– 2 paus de canela;
– 2 cravos da índia;
– 1 colher (de sopa) de mel;
– Folhas de hortelã.

Modo de preparo

Pegue uma panela, coloque a água e todos os demais ingredientes, exceto o leite de arroz e o mel, e leve para ferver. Depois que começar a borbulhar, marque mais cinco minutos e desligue o fogo. Nesse ponto você vai adicionar o leite de arroz e o mel. Mexa um pouco e deixe descansar por mais cinco minutos. Lembre-se de deixar a panela tampada. Antes de servir, coe o chá com ajuda de uma peneira.

Prepare, em casa, limonada quente com gengibre e mel

Chá preto diferente

Ingredientes

– Meio litro de água filtrada;
– 2 sachês de chá preto;
– 1 colher (de sopa) de gengibre ralado;
– 1 canela em pau;
– 4 cravos da índia;
– 1 anis atrelado;
– 1 colher (de chá) de essência de baunilha.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, pegue todos os ingredientes descritos anteriormente e coloque em uma panela, exceto os sachês de chá preto. Deixe ferver em fogo baixo por 10 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo e acrescente o sachê de chá preto. Logo em seguida, pegue uma peneira e passe todo o chá por ela. A dica é servir o chá ainda morno.

Chá de canela com gengibre

Ingredientes

– 2 xícaras e meia de água filtrada;
– 2 colheres (de chá) de gengibre descascado e cortado em tiras finas;
– 2 pedaços pequenos de canela em pau;
– Suco de uma laranja;
– 2 cravos;
– Mel ou açúcar para adoçar.

Modo de preparo

Com ajuda de uma vasilha com tampa, coloque a água para ferver. Nesse mesmo tempo, acrescente todos os ingredientes de uma só vez. Deixe fervendo por 15 minutos e quando desligar o fogo, esprema uma laranja na mistura. Adoce a gosto, com açúcar ou mel e beba ainda quente.

Chá de ervas com gengibre

Ingredientes

– 1 litro de água filtrada;
– 1 xícara de erva cidreira;
– Meia xícara de camomila;
– Folhas de hortelã;
– 5 cm de gengibre.

Modo de fazer

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Nesse mesmo tempo, acrescente todos os ingredientes, exceto o gengibre e a folha de hortelã. Deixe a água fervendo por 30 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo e acrescente o gengibre ralado e as folhas de hortelã. Cubra com uma toalha de tecido e deixe a mistura esfriar. Antes de beber, passe todo o chá pela peneira.