Vaso sanitário entupido? Veja truque caseiro para resolver isso rapidinho

Das tarefas domésticas, desentupir o vaso sanitário é uma das mais incômodas. E talvez a mais difícil. Facilite sua vida seguindo essas dicas

Das inúmeras tarefas domésticas que existem, desentupir o vaso sanitário é uma das mais incômoda. E, talvez, a mais difícil, já que grande parte das pessoas a fazem da maneira errada.

Impulsivamente quando o vaso entope, muitas pessoas costumam dar descargas repetidas vezes. Mas além de estar desperdiçando bastante água, você ainda está correndo o risco de encharcar todo o seu piso.

Primeiramente, tente evitar que o entupimento aconteça. Só jogue papel no vaso, caso a sua tubulação seja adequada. E ainda assim, evite jogar grandes quantidades dele, pois o excesso de papel também pode provocar entupimento. E mesmo que sua tubulação seja extra forte, ainda assim, não jogue fraldas descartáveis, lenços de papel, absorventes, protetores higiênicos ou tampões.

Vaso sanitário entupido? Veja truque caseiro para resolver isso rapidinho

Foto: depositphotos

Aprenda com o passo a passo do livro “Limpe e Arrume a Sua Casa – Dicas e Técnicas para Organizar Todos os Ambientes de Maneira Prática e Rápida” a maneira correta de desentupir seu vaso sanitário.

Como desentupir a privada

Para começar o processo de desentupimento, você irá precisar de papel de jornal, copo plástico, balde, desentupidor e água sanitária. Pegue o jornal e forre o chão em volta do vaso para proteger o piso dos respingos. Arregace as mangas e com as luvas nas mãos, comece tentando retirar manualmente o objeto que está obstruindo a privada.

Se com as mãos não foi possível desobstruir a passagem, utilize o desentupidor. Retire a água do vaso com um copo de plástico e despeje o líquido em um balde. Sobre a saída do vaso sanitário, posicione firmemente o desentupidor e pressione-o e levante rapidamente. Procure bombear pelo menos dez vezes.

Quando a água do vaso já estiver um pouco mais baixa, pressione a descarga. Depois, adicione uma pequena quantidade de água sanitária em volta da borda, para que a área seja desinfetada. Caso nada disso dê certo e o vaso continuar entupido, chame um encanador.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.