Vai comprar seriguela? Então veja como escolher corretamente

Na hora de seguir para as compras semanais, os produtos que causam mais dúvidas, sobretudo para os marinheiros de primeira viagem, diz respeito a escolha das frutas. Nesse campo, comprar algumas frutas, na maioria das vezes, é visto como um verdadeiro enigma a ser decifrado. Isso é o que acontece com a seriguela.

Originária do México e da América central, a planta tem mais de 18 espécies, encontradas em pomares domésticos pelo Brasil. Muito popular no Norte e no Nordeste do país, a fruta pode ser consumida ao natural ou em forma de doces e refrescos, principalmente por seus frutos serem bastante chamativos.

O fruto da seriguela possui sabor doce, cor amarelada ou avermelhada quando maduro e a camada de polpa é fina, com um caroço do tamanho de uma azeitona grande. O fruto é bem parecido com o cajá, porém, ao contrário deste, que apresenta sabor mais ácido, o da seriguela é bastante doce.

Vai comprar seriguela? Então veja como escolher corretamente

Foto: depositphotos

Propriedades e benefícios à saúde

Rica em carboidratos, a fruta também contém vitaminas A, B e C, que auxiliam no fortalecimento da imunidade, além de cálcio, ferro e fósforo. Ela possui antioxidantes, compostos que atuam contra os radicais livres, que são capazes de causar doenças e tumores.

A seriguela possui propriedades diurética e energizante, sendo indicada para aliviar espasmos, diarreia, disenteria, febre, gases, inflamação, limpeza de feridas e queimaduras. A seriguela possui grande quantidade de fibras, que contribuem com o funcionamento do intestino e auxilia na redução das taxas de colesterol.

Por ser rica em carboidratos, ela é bastante doce e uma ótima fonte de energia aos praticantes de exercícios físicos. Como já deu para perceber, de forma geral, a seriguela é uma ótima aliada para o bom funcionamento do organismo, sobretudo para preservação da saúde.

Como escolher seriguela

Depois de conhecer as características e muitas das propriedades desse fruto, agora chegou a hora de saber a melhor forma de escolher seriguela, evitando aquelas de má qualidade. Lembrando que as orientações valem para serem seguidas nos mercados, feiras livres e hortifrútis.

O primeiro ponto que se deve observar é a aparência do fruto. Prefira aqueles que apresentem cores amarelas e vermelhas. Preste atenção se a casca não apresenta nenhum machucado ou mancha causada pela picada de algum inseto. As de cor verde escuro, prefira não levá-las, pois ainda estão verdes e podem demorar a amadurecer.

Assim que chegar em casa, a dica é lavar bem as frutas e conservá-las na geladeira. Isso vai ajudar a manter todas as propriedades da fruta, assim como as características saudáveis.

Sobre o autor

Avatar
Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.