Vai comprar cupuaçu? Então veja aqui como escolher esse fruto da forma certa

Muito parecido com o cacau, o cupuaçu é marrom, alongado e tem a polpa branca

Pertencente à família amazônica, o cupuaçu é considerado um dos “super alimentos”. Essa classificação tem sido habitualmente utilizada para classificar aqueles que são nutritivos e ótimos aliados da boa saúde.

Muito parecido com o cacau, o cupuaçu é marrom, alongado e tem a polpa branca. Seu sabor é levemente ácido e é o principal ingrediente de cremes, sorvetes, vitaminas e outras sobremesas deliciosas.

Ele é fonte de vitaminas A, do completo B e C. Rico em flavonoides, um poderoso antioxidante, o cupuaçu auxilia no combate aos radicais livres que destroem a pele e provocam o envelhecimento precoce.

Não só na culinária, mas a indústria de cosméticos costuma usufruir dos benefícios do cupuaçu, como na manteiga de cupuaçu um dos produtos mais propagados.

Como escolher cupuaçu?

Para comprar o cupuaçu de melhor qualidade você precisa saber escolhê-lo

O cupuaçu auxilia no combate aos radicais livres que destroem a pele (Foto: depositphotos)

Na hora de comprar o cupuaçu você precisa analisar algumas características próprias do fruto. Assim como o coco, a casca do cupuaçu é muito dura. Para abri-lo, você vai precisar de uma faca grande ou até mesmo de um martelo.

Quando estiver escolhendo, observe se a casca está intacta, sem grandes erupções ou manchas muito escuras. É normal que a textura dele seja como uma camurça. Outra característica do fruto maduro é o seu cheiro. Aproxime-se dele e sinta o aroma adocicado.

Veja também: Descubra alguns motivos para consumir mais cupuaçu

Receitas com o cupuaçu

Depois de encontrar a fruta no ponto, leve-a para casa e faça um delicioso creme ou bolo de cupuaçu, os quais vamos ensinar para você agora! Anota aí!

1. Creme de Cupuaçu

Ingredientes

  • 100 gramas de polpa de fruta;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 latas de creme de leite;
  • 2 claras em neve;
  • 4 colheres de açúcar refinado.

Modo de preparo

Abra o cupuaçu com cuidado para não se machucar. Se estiver muito duro, peça ajuda para uma pessoa que tenha prática no manuseio de facas maiores. Depois, retire a polpa com uma colher, separando-a dos caroços. Em seguida, coloque-a no liquidificador junto com os demais ingredientes. Bata-os até ficar uniforme e leve-os ao refrigerador para consumir geladinho.

Veja tambémEmagreça e combata a obesidade com cupuaçu

2. Bolo de Cupuaçu

Ingredientes

  • 200 gramas de Cupuaçu;
  • 250 gramas de margarina;
  • 4 ovos;
  • 1 colher pequena de fermento;
  • 1 copo de leite integral;
  • 4 xícaras de trigo;
  • 3 xícaras de açúcar.

Modo de preparo

Inicialmente misture bem a margarina e o açúcar. Em seguida, adicione os ovos, trigo e fermento. Os 200 gramas de cupuaçu devem ser adicionados em forma de suco. Para isso, você deve tê-lo preparado previamente. Por último, leve tudo para uma forma untada e asse em fogo médio por, aproximadamente, 45 minutos.