Vai comprar cereja? Saiba aqui como acertar na hora de escolher esse fruto

Cerejas são ácidas e adocicadas e por isso servem para compor diversas receitas. Mas se você vai comprar cereja tem que saber escolher

A cereja é uma daquelas frutas pequenas e poderosas. Originária da Ásia, ela é rica em vitaminas A, do complexo B, C, E e K, beta-caroteno, compostos fenólicos, como a antocianina, e sais minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Você vai comprar cereja? Veja todos os benefícios dessa fruta incrível e saiba como escolhê-la.

Outra vantagem da cereja é que a fruta tem um alto poder antioxidante. Isso faz com que doenças como do coração, diabetes, obesidade e câncer sejam prevenidas, além de outros tipos de inflamações.

Veja alguns tipos de cereja que existem

A cereja é típica de lugares frios, por isso, no Brasil ela praticamente não é cultivada. As espécies mais comuns que encontramos por aqui são importadas dos Estados Unidos e Europa, mas existem dezenas de variações. Veja alguns tipos delas:

Vai comprar cereja? Saiba aqui como acertar na hora de escolher esse fruto

Foto: depositphotos

– Sam: é um tipo de cereja negra e em formato de coração. Seu sabor é ácido e são utilizadas mais na produção industrial;
– Vignola: é uma cereja que demora mais na maturação, em compensação ela é grande e tem uma cor púrpura. Sua origem é italiana;
– Napoleon: essas são cereja que variam entre as cores vermelha e amarela. Ela tem a forma alongada e é grande, se comparada as demais;
– Stark: nasceu nos Estados Unidos e é um fruto bem resistente. Sua cor é púrpura escura.

Como comprar cereja

Para escolher cereja o primeiro passo é reconhecer a espécie de cereja que está sendo vendida, pois a cor pode variar e isso te deixará confuso se o fruto está bom ou não.

Escolhendo cereja

As cerejas mais escuras ou negras são as amargas e ácidas. Elas são ideais para fazer doces, compotas e geleias. São as preferidas da indústria e por isso mesmo largamente utilizadas.

Para comprar para consumo in natura no seu lar ou para receitas caseiras, como de bolos e tortas, você deve escolher as espécies mais vermelhas, quase púrpuras. Essas variedades são mais doces e sua polpa mais macia.

Observe o estado da cobertura delas e a forma como estão armazenadas. Uma dica importante: examine se as mesmas estão com o talinho, ele ajuda a preservar ainda mais o fruto. O brilho e a textura também devem ser conferidos. Preferira as cerejas mais brilhosas e lisinhas, mas fuja das muito moles ou com manchas escuras.

Para que elas durem mais, conserve-as sempre na geladeira ou no congelador para uso posterior e lembre-se: não lave as frutas assim que chegar em casa, pois a umidade na casca pode acelerar o processo de apodrecimento. Deixe para higienizá-las somente quando for consumir.