Use sapólio para te auxiliar na limpeza doméstica

O sapólio vem perdendo lugar para outros produtos mais modernos. Mas vale lembrar que em matéria de eficiência, ele é fundamental

Qual é a pessoa que não gosta de ver a sua casa limpinha e sua louça brilhante? Atualmente, muitos produtos são oferecidos com essa finalidade e alguns são subutilizados nas tarefas domésticas justamente pela falta de conhecimento das funções de cada uma. Hoje, vamos falar sobre o sapólio.

Esse produto é antigo e vem perdendo lugar para outros mais modernos. Mas, o que vale lembrar é que em matéria de eficiência, o sapólio tem um peso fundamental na higienização do seu lar. Ele é derivado do sabão, que é mais potente e abrasivo do que ele.

Onde usar o sapólio?

Entre os locais que o sapólio pode ser aplicado estão os metais, panelas, pias, maçanetas e puxadores de inox. Ele também é recomendado para fazer uma faxina em ambientes como o banheiro, principalmente em objetos de azulejo, cerâmica e no box.

Tipos de sapólio

Use sapólio para te auxiliar na limpeza doméstica

Foto: depositphotos

No mercado existem duas variações de sapólio, o líquido e o em pó. Ambos são igualmente eficientes ao que se propõem, o que vai variar é a forma como será manuseado. No primeiro passo, você deve colocar o sapólio líquido em uma esponja e retirar o excesso com um pano. Já a versão em pó pode ser colocada em uma esponja úmida.

Apesar da sua eficiência, o sapólio não pode ser usado em superfícies como porcelanato e mármore, pois o seu poder corrosivo pode causar lesões a esse tipo de material a longo prazo.

Precauções

Para sua proteção quando você for utilizar o sapólio, você deve usar luvas de borracha e jamais misturá-lo a outros produtos, pois isso pode gerar uma substância tóxica que venha a prejudicar a sua saúde e a da sua família.

Outra dica importante é guardar bem o sapólio, longe do contato de crianças e animais de estimação. E em caso de contato com mucosas, você deve lavar abundantemente o local e procurar orientação médica.

Confira a utilidade de outros tipos de materiais de limpeza

– Sabão em barra de coco: ideal para limpar roupas brancas e delicadas, como as de bebê.
– Sabão em barra azul: ideal para limpar alumínios.
– Sabão em pó: para limpeza de tecidos. O que pouca gente sabe é que ele não deve ser misturado à água sanitária, tampouco ser utilizado no chão, pois ele pode causar lesões à superfície do chão.
– Álcool: é indicado para a limpeza de vidros, espelhos e metais.
– Água sanitária: ela é um poderoso auxiliar na limpeza das frutas, verduras e legumes, obviamente em pequenas quantidades. Além disso, ela deve ser aplicada em roupas brancas, nunca em coloridas.