É hipertenso? Use a clara de ovo para tratar da pressão alta

A clara do ovo ajuda a baixar a pressão arterial com a mesma eficácia dos medicamentos usados para a finalidade

O ovo já foi um alimento muito repudiado, principalmente pelas pessoas acreditarem que o seu consumo estava relacionado ao aumento do colesterol e predisposição ao aparecimento de doenças cardíacas.

Porém, já faz tempo que o ovo é recomendado para auxiliar na resolução de muitos casos de saúde. Nesse artigo, o objeto de estudo em questão será a clara do ovo.A clara do ovo é um alimento rico em uma proteína conhecida por albumina.

Ela está presente em 80% dessa parte do ovo e sua ação está associada a suprir o corpo humano de todos os aminoácidos que ele não é capaz de produzir sozinho. Por esse motivo, a albumina é classificada como uma proteína com um alto valor biológico, livre de colesterol e lactose.

Use a clara de ovo para tratar da pressão alta

Foto: depositphotos

Benefícios da clara do ovo

A lista de benefícios relacionada a inclusão da clara de ovo na dieta é bastante extensa. Só para se ter uma ideia, os altos índices de proteínas atuam na reparação dos músculos e no aumento de massa muscular, sobretudo nas pessoas que realizam determinadas atividades físicas com o propósito da hipertrofia muscular. O alimento também prolonga a sensação de saciedade, o que auxilia nas dias de emagrecimento.

Também já foi constatado que o consumo regular de clara de ovo pode atuar em prol do controle dos níveis de açúcar no sangue.

Pressão alta

A partir da divulgação de estudo realizado pela Universidade Clemson, apresentados no evento National Meeting & Exposition of the American Chemical Society, em Nova Orleans, foi comprovado que a clara do ovo ajuda a baixar a pressão arterial com a mesma eficácia dos medicamentos usados para a finalidade.

Isso só é possível graças a presença de uma substância chamada RVPSL. Sua ação faz com que a produção de uma enzima responsável pelo aumento na pressão seja bloqueada. “Nossa pesquisa sugere que um peptídeo na clara reduz o problema assim como uma dose baixa de remédio como Captropil, usado para tratar pressão arterial”, afirmou o médico Zhipeng Yu, responsável pela pesquisa.

Nesse caso, a recomendação é que a clara do ovo seja consumida cozida, pois as altas temperaturas acabam favorecem a eficiência do alimento no tratamento do problema. De acordo com os pesquisadores, a partir da descoberta, o tratamento de certos pacientes que sofrem com a hipertensão pode ser revisto, diminuindo, assim, o consumo de medicamentos.

Veja também:

4 chás para quem sofre de pressão alta

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.