Unha de gato: para que serve o chá dessa planta

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

A planta unha de gato (Uncaria tomentosa) é um tipo de cipó trepador de tronco lenhoso nativo da região da floresta Amazônica. 

Ela é bastante popular no Brasil e em outros países da América Latina por causa dos usos terapêuticos da sua casca, que serve para tratar gripes, resfriados, alergias que atingem o trato respiratório e inflamações uterinas.

Ramos e flores da unha de gato
A unha de gato combate infecções e evita inflamações (Foto: depositphotos)

A melhor parte é que ela é uma planta bastante segura, podendo ser usada por quase todo mundo. Conheça seus benefícios, como fazer o chá e a forma correta de consumir.

7 usos para o chá de unha de gato

1. Tratar gripes e resfriados

O especialista em fitoterapia, Danilo Ramon, informou que um dos principais usos do chá de unha de gato é para tratar problemas bem comuns do sistema respiratório, tais como: gripes, resfriados e alergias. 

Isso especialmente “por possuir duas substâncias: a isomitrafilina e a pteropodina, que inibem a multiplicação do vírus [da gripe e resfriado]”, explica. A erva é ainda fonte de glicosídeos, que agem na estrutura desses micro-organismos, impedindo que eles consigam se fixar e se replicar. (1

Já a ação anti-inflamatória é derivada de compostos como esteroides, catequinas e procianidinas, que “inibem a liberação de histamina [substância vasodilatadora que dá início à inflamação], combatendo as alergias”, completa Danilo. (2)

Inclusive, esse efeito anti-inflamatório também serve para combater os sintomas das infecções respiratórias, como: coriza, irritação na garganta e tosse causada pelo acúmulo de catarro (muco) nas vias aéreas. 

2. Dar uma forcinha para a imunidade 

Sabe aquele período em que a sua imunidade dá aquela vacilada e você fica doente com frequência? Segundo o fitoterapeuta, o chá feito com as cascas da unha de gato é perfeito para resolver esse problema.

A planta “é indicada para diversos desequilíbrios orgânicos que provocam dificuldade ou alteram a capacidade de defesa do organismo”, comentou, esclarecendo que isso acontece graças às propriedades imunoestimulantes da erva.

Isso significa que ela favorece a multiplicação e melhora o tempo de resposta das células que compõem o sistema imunológico e são a principal maneira do organismo lutar contra os agentes patogênicos que você tem contato diariamente e tudo por causa das já citadas isomitrafilina e pteropodina. (1)

3. Aliviar as dores da artrite 

O fitoterapeuta também indicou a infusão para aliviar os sintomas da artrite, nome comum para várias doenças que afetam as articulações e causam inchaço e dores. 

A doença ocorre quando o corpo começa a atacar as regiões afetadas e dá início ao processo inflamatório, sem que haja qualquer estímulo externo e o alívio é, consequentemente, derivado da sua ação anti-inflamatória. (3)

4. Eliminar toxinas do organismo 

A infusão tem a potencialidade de auxiliar na desintoxicação, que é derivada das ações depurativas e diuréticas da mesma. Conforme aponta o naturopata, isso faz com que ela ajude a “eliminar o ácido úrico do organismo”. 

Ao mesmo tempo, a ação diurética é eficaz no tratamento de infecções urinárias porque acelera a expulsão de bactérias patogênicas. 

5. Regular a pressão arterial 

Como consequência dessa ação diurética apontada por Danilo, o chá de unha de gato apresenta outro uso terapêutico, que é o de controlar a hipertensão, visto que a urina é uma forma de eliminar sais que elevam a pressão arterial. 

A planta é um potente vasodilatador e por isso é capaz de alargar os vasos sanguíneos, fazendo o sangue fluir com mais facilidade. (3

6. Reduzir os efeitos negativos da quimioterapia 

O potencial imunomodulador da unha de gato, citado por Danilo, traz outro benefício incrível que é o de aliviar um pouco os sintomas da quimioterapia. 

Isso porque ela aumenta as defesas do organismo, que são afetadas negativamente pelo tratamento, e ainda previne os danos causados ao DNA.

Desse modo, é possível ocorrer uma redução dos efeitos colaterais como: perda de peso, infecções secundárias que ocorrem devido ao sistema imune fragilizado e as náuseas. (2)

7. Para tratar inflamações uterinas 

“[A erva] elimina inflamações uterinas”, enfatizou o naturopata. Parte disso está relacionado com um benefício bastante falado dela, que é a ação anti-contraceptiva. Ou seja, de evitar uma gravidez

O que acontece é que os fitoquímicos encontrados na casca da planta afetam diretamente os mecanismos receptores do estrogênio, um hormônio feminino. O resultado é uma interrupção do ciclo menstrual. 

Inclusive, o uso da unha de gato ajuda a reduzir os pontos de endometriose, um tipo de doença inflamatória crônica. (4)

Como fazer e beber o chá desta erva? 

A indicação é de tomar esse chá até 3 vezes por dia (Foto: depositphotos)

O chá de unha de gato é super fácil de ser feito. Danilo ensinou que ele deve ser preparado através de um processo chamado decocção, que é onde se cozinha a erva por alguns minutos. Confira!

Coloque 100 gramas de casca da erva em panela com 1 litro de água filtrada e leve ao fogo. Deixe cozinhar, em fogo baixo, por no máximo 20 minutos, espere esfriar e coe em seguida. O fitoterapeuta indica beber até três xícaras dessa infusão por dia.

“A unha de gato pode ser associada com outras plantas para o tratamento do sistema imunológico em combate vírus e outros distúrbios inflamatórios”, disse, apontando o uxi-amarelo como mistura mais comum, já que ele também atua como tratamento para problemas uterinos. 

No entanto, antes de fazer qualquer associação entre duas ou mais ervas sempre consulte um especialista para avaliar as doses corretas e o tempo de tratamento. 

Cuidados e contraindicações 

“Não existe contraindicação, pois a planta não é tóxica. Mas é preciso de orientação do fitoterapeuta para tratar problemas auto-imunes”, alerta o especialista. 

Ele instrui também que é preciso seguir as orientações e evitar tomar mais do que três xícaras por dia, uma vez que o excesso pode causar tontura e diarreia por conta da ação da erva sobre o sistema gastrointestinal.

Por fim, grávidas, lactantes e crianças menores de 3 anos devem evitar fazer o uso sem acompanhamento médico.

Onde encontrar a unha de gato

A casca da unha de gato pode ser encontrada em feiras livres e lojas de produtos naturais e fitoterápicos, tanto físicas, quanto online.

*Texto feito com a colaboração do naturopata especialista em acupuntura, fitoterapia e iridologia, Danilo Ramon (CRTH – 1224 – BR). 

Referências 

(1) EROWELE, G.I.; KALEJAIYE, A.O. Pharmacology and therapeutic uses of cat’s claw. American Journal of health-system pharmacy: AJHP, v.66, n.11, p.992-995, junho de 2009. Disponível em: https://doi.org/10.2146/ajhp080443. Acesso em: 29 de janeiro de 2020.

(2) Unha-de-gato. Nome científico: Uncaria tomentosa (Wild. Ex Roem. & Schult.) DC.Disponível em: https://docplayer.com.br/10007155-Unha-de-gato-nome-cientifico-uncaria-tomentosa-willd-ex-roem-schult-dc.html. Acesso em: 29 de janeiro de 2020.

(3) VALENTE, L.M.M. Unha-de-gato [Uncaria tomentosa (Willd.) DC. e Uncaria guianensis (Aubl.) Gmel.]: Um Panorama Sobre seus Aspectos mais Relevantes. Revista Fitos, v.2, n.1, p.48-58, 2006. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/18387. Acesso em: 29 de janeiro de 2020.

(4) NETO, João Nogueira et al. Efeito anticoncepcional da Uncaria tomentosa (unha-de-gato) em ratas com endometriose experimental. Acta Cirúrgica Brasileira, v.26, n.2, p.15-19, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502011000800004. Acesso em: 29 de janeiro de 2020.

Sobre o autor

Jornalista, possui experiência em rádio, apuração de dados para programa de televisão e produção de conteúdo para a Internet. Registro Profissional MTB-PE: 6770.