Três dicas para acabar com o cheiro de cebola da boca

Para que as comidas fiquem saborosas, os cozinheiros de “mão cheia” apostam em uma mixagem de temperos, entre eles a cebola. Este ingrediente é repleto de benefícios, como a ação contra anemia, a melhora na circulação, o controle da pressão alta, a prevenção de doenças que afetam o sistema nervoso etc.

Apesar desses e outros efeitos benéficos à saúde, há quem não goste de ter a cebola no prato e a principal justificativa utilizada é devido ao mau hálito causado pelo consumo dessa verdura.

O mau cheiro característico após o consumo de cebola está relacionado aos óleos voláteis presentes nesse alimento, que infiltram o intestino, depois são metabolizados no fígado, liberados na corrente sanguínea e excretados pelos pulmões.

Três dicas para acabar com o cheiro de cebola da boca

Foto: depositphotos

Assim, quem não resiste ao sabor da cebola encontra dificuldades em tirar o gosto dela da boca o mau hálito que ela provoca. Contudo, existem métodos simples e práticos de se conseguir essa façanha.

Dicas de como tirar o mau hálito provocado por cebola

É possível deixar o hálito fresco após o consumo da cebola. Não acredita? Para isso, basta seguir algumas orientações, que perpassam estratégicas a base de outros alimentos, bebidas ou, é claro, com a própria higiene bucal. Desta forma, você pode comer a cebola nos temperos das comidas, na salada ou em qualquer outra ocasião.

1. Melhorando o hálito com comidas

Maçã e outras frutas, salsinha e espinafre são alimentos que podem ajudar no combate ao mau hálito causado pela cebola. Isto ocorre porque são opções ricas polifenóis, substância capaz de eliminar o cheiro desagradável.

A maçã funciona como um “desodorizante” da boca, após o consumo deste legume. Sendo assim, coma estes itens após as refeições ou até mesmo durante as mesmas.

2. Bebidas que tiram o mau hálito

Existem alguns chás que podem melhorar o hálito das pessoas que consomem cebola, como exemplo o chá verde, tendo em vista que esta bebida possui a capacidade de diminuir as bactérias que causam o incômodo mau hálito e também de impedir que elas se proliferem ainda mais.

Chá de hortelã e de erva doce também servem. Além disso, a limonada é outra saída, pois a bebida ácida consegue diminuir as enzimas responsáveis pelo odor.

3. Ter sempre uma boa higiene

A maneira mais eficaz e óbvia para limpar a boca é ter uma higiene bucal correta. Contudo, é necessário que ela seja feita de forma completa, passando pela escovação de dentes e língua, a utilização de fio dental e o uso do enxaguante bucal.

Todas esses três passos são essenciais para limpar o odor de cebola da boca e evitar diversos problemas de saúde dos dentes.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.