Tratando pés inchados naturalmente

São muitas as causas das pernas e pés inchados, mas que podem ser amenizados com remédios caseiros e naturais

O inchaço nos pés é um problema mais comum do que se imagina. O sintoma pode ser facilmente tratado com o uso de diversos tratamentos caseiros, que vão desde a ingestão de bebidas naturais até a imersão dos membros com misturas de óleos naturais e algumas ervas.

Apesar de, em alguns casos, não ser algo tão preocupante, sempre tenha cuidado nos inchaços dos pés, pois o mesmo pode ser um sintoma de problemas mais graves que precisam de cuidados especiais e consulta com um médico.

Remédio caseiro para pés inchados a partir de bebidas

Algumas bebidas diuréticas são perfeitas para desinchar de forma natural as pernas, tornozelos e pés.

Bebidas diuréticas são perfeitas para tratar pés inchados de forma natural

Apostar em chás é uma opção eficiente para diminuir desconfortos (Foto: depositphotos)

Chá Verde

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 4 colheres (de sopa) de hibisco, cavalinha, alcachofra ou chá verde;
  • 1 limão espremido.

Modo de preparo

Comece fervendo a água e depois adicione a erva de sua preferência. Após a bebida ferver, tampe o recipiente e deixe repousar por aproximadamente 10 minutos. Ainda morno, coe a bebida, adicione o limão e consuma preferencialmente sem açúcar.

Chá de semente de aipo

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de sementes de aipo;
  • 250 ml de água filtrada.

Modo de preparo

Coloque as sementes em um recipiente junto com água e leve-os ao fogo. Depois de fervido, desligue o fogo e abafe o recipiente por alguns minutos. Coe a bebida antes de consumi-la. Evite essa bebida caso tenha problemas nos rins, esteja grávida e/ou amamentando ou faça uso de diuréticos.

Chá de salsa

Ingredientes

  • 5 ramos de salsa;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Lave a planta e retire o raminhos delas. Coloque a água para ferver e adicione a salsa. Depois de fervido, retire as folhas da salsa do líquido usando uma peneira.

Chá de dente de leão

Ingredientes                                                                     

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres (de sopa) de folhas ou a raiz do dente leão.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e acrescente as folhas ou raiz da planta. Depois de fervido, desligue o fogo e abafe o recipiente por 10 minutos. Coe a bebida antes de consumi-la. Procure não consumir o chá em excesso. Diabéticos e pessoas com problemas gástricos só devem consumir a bebida com supervisão de um médico.

Água

Uma das causas do inchaço nos pés e tornozelos é o excesso de água, mas outra grande motivação para o problema é o alto teor de sal no organismo.

Para combater esse problema é necessário equilibrar e eliminar essa sobra de sal. Beber mais água ajuda a estimular a produção de urina e a reequilibrar o sangue e os níveis de fluidos no corpo, além de eliminar as toxinas que fazem mal à saúde.

Remédio caseiro a partir da imersão

Outro remédio caseiro bastante eficaz para desinchar os pés é deixá-los imersos em algumas misturas naturais.

Banho para os pés alivia inchaço

Imersão com essência de ervas pode desinchar essa área (Foto: depositphotos)

Sal grosso

Dissolva sal grosso em água morna, coloque a mistura em uma bacia e deixe seus pés imersos por aproximadamente 30 minutos.

Sálvia

Outro ingrediente que ajuda a combater a retenção de líquidos que provocam os inchaços é a sálvia. Prepare uma infusão de um pouco da erva para cada xícara de água e coloque a mistura morna em uma bacia. Permaneça com os pés dentro do recipiente até que o líquido esfrie.

Massagem nos pés

A massagem nos pés ajuda a combater inchaços na região, melhorar a circulação sanguínea, aliviar dores e ainda diminui o estresse. Para potencializar os efeitos da massagem, você pode fazer uso de alguns óleos e ervas naturais.

Óleo Essencial de Toranja

Um poderoso e natural anti-inflamatório, o óleo essencial de toranja, não somente ajuda a diminuir o inchaço dos pés como também evita que o mesmo aconteça. Misture o produto com água morna e massageie no local afetado.

Tisana de camomila

A camomila tem propriedades anti-inflamatórias que irão ajudar a desinchar os pés. Para isso, prepare uma infusão com camomila e deixe fervendo na água por 10 minutos. Com a bebida ainda morna, massageie o local afetado.

Elevação para desinchar pés e pernas

Muitos inchaços nos pés e tornozelos podem ser amenizados com um simples levantamento dos membros inferiores. E você pode fazer isso em qualquer lugar. Caso esteja sentado no sofá, por exemplo, ponha algumas almofadas e apoie os calcanhares nelas.

Se estiver deitado, apoie os seus pés contra a parede e permaneça com os pés para cima por alguns minutos.

Você pode ainda colocar um colchonete no chão, deitar nele e colocar os braços ao lado do corpo. Eleve as pernas e o torso para cima, com um impulso, e fique apoiado unicamente com os ombros e a cabeça, procurando manter o equilíbrio.

O que causa inchaço nos pés?

É muito normal gestantes terem os pés inchados, mulheres durante o ciclo menstrual, idosos e até mesmo pacientes com disfunções dos sistemas hepático, cardíaco e renal.

Os pés inchados podem aparecer também em quem tem problema de postura, principalmente em pessoas que trabalham muito tempo sentados. Para esse tipo de problema, os pés costumam inchar mais para o fim da tarde.

Os sinais que os pés podem dar sobre alterações na circulação

É normal ainda a área inchar caso tenha sofrido lesão ou trauma, uso excessivo de medicamentos e ingestão exagerada de sódio.

Em entrevista divulgada no canal do YouTube da Jovem Pan, o especialista Alfredo Salim Helito revelou que é importante prestar atenção se junto com o inchaço das pernas, surgem sintomas como febre, manchas vermelhas, dores, falta de ar, uma perna mais inchada que a outra, entre outros anomalias,

Caso alguns desses, ou outros sintomas, apareçam, procure a ajuda de um profissional da área para investigar a causa do problema. “Inchaço nos pés é sinônimo de ir ao médico para entender o que está acontecendo”, aconselhou.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.